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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Michele Nóbrega de-
dc.date.accessioned2017-11-29T13:32:19Z-
dc.date.available2014-03-19-
dc.date.available2017-11-29T13:32:19Z-
dc.date.issued2014-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3019-
dc.description.abstractThe school is the first opportunity a child has to learn to live with other children away from the family enviroment. However, there are thousands of children, adolescents and young Brazilians who do not have access to school and therefore are excluded from education. Currently, it is common to schools encountering students who can not learn or have many difficulties that often make learning a school failure, and the whole problematic often goes unnoticed by many teachers due to lack of knowledge. This results in lettering and marginalization of people excluded from schooling, including people with special needs, which, unfortunately, can lead to school dropout and to an adult life marked by failures. The present study aimed to analyze the relevance of teacher training to work with children with special needs. For that purpose the specific objectives were listed: to reflect on the role of the school and the teacher in the process of inclusion of people/children with special needs; to stress the importance of specific training for teachers in order to work with children with special needs; and analyze the major documents that discuss about the inclusion of people/children with special needs. For this research, a theoretical literature and an exploratory bibliography was chosen. The content was analyzed with enough detail to the issues addressed in this work concerning the theme. Such statements lead us to conclude that, according to the theoretical consulted, it is of utmost importance, a specific training, since nobody can provide a quality service without duly preparation, nor devoting enough time to study, to read, and to participate in lectures and courses. On the other hand, schools should create appropriate curricular conditions, which would involve the whole school team in the inclusion process, propitiating flexible educational environments, contextualized, however, with the single goal: the children's progress.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-29T13:32:19Z No. of bitstreams: 1 MNA19032014.pdf: 626993 bytes, checksum: 1425beeeabf0d5a9cc37264a22bbe784 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-29T13:32:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MNA19032014.pdf: 626993 bytes, checksum: 1425beeeabf0d5a9cc37264a22bbe784 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleInclusão escolar: uma reflexão sobre a formação específica do educador para atuar com crianças com necessidades especiaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivana Maria Medeiros de-
dc.description.resumoA escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender a conviver com outras crianças fora do ambiente familiar. No entanto, existem milhares de crianças, adolescentes e jovens brasileiros que não têm acesso à escola, por isso estão excluídos da escolarização. É comum, atualmente, as escolas se depararem com alunos que não conseguem aprender ou têm inúmeras dificuldades que, não raras vezes, tornam a aprendizagem um fracasso escolar, e toda essa problemática, comumente, passa despercebida por muitos professores por causa da falta de conhecimento, o que resulta em rotulação e marginalização das pessoas excluídas da escolarização, inclusive das pessoas com necessidades especiais e, infelizmente, pode gerar a evasão escolar e progredir para uma vida adulta marcada pelos insucessos. O presente estudo objetivou analisar a relevância da formação de professores para atuarem com crianças com necessidades especiais. Para isso, elencaram-se estes objetivos específicos: refletir sobre o papel da escola e do professor no processo de inclusão de pessoas/crianças com necessidades especiais; destacar a relevância de o professor ter uma formação específica para trabalhar com crianças com necessidades especiais e analisar os principais documentos que abordam sobre a inclusão de pessoas/crianças com necessidades especiais. Para a realização desta pesquisa, optou-se por uma abordagem teórica e bibliográfica de caráter exploratório. O conteúdo foi analisado com bastante minúcia para os assuntos abordados neste trabalho referentes ao tema proposto. Tais informações nos levam a concluir, segundo os teóricos consultados, que é de extrema importância a formação, pois ninguém consegue oferecer um serviço de boa qualidade se não tem preparo, se não dedica tempo ao estudo, não lê nem participa de palestras e cursos. As escolas, por sua vez, devem criar condições curriculares adequadas, envolvendo toda a equipe escolar no processo de inclusão, criando ambientes educacionais flexíveis, mas contextualizadas, com o único objetivo: o de promover o progresso das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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