Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30207
Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento da rotina diária na biblioteca setorial do Campus II da Universidade Federal da Paraíba : análise de resultados na perspectiva do cliente interno
Autor(es): Santos, Edilene Toscano Galdino dos
Primeiro Orientador: Severiano Filho, Cosmo
Primeiro Coorientador: Duarte, Emeide Nóbrega
Resumo: Explorou-se, a abordagem do Gerenciamento da Rotina Diária (GRD), aplicado na Biblioteca Setorial do Campus II da Universidade Federal da Paraíba, na visão do cliente interno. O conteúdo teórico referente à temática, tanto de forma geral como no âmbito específico, norteou o desenvolvimento deste trabalho. Durante a pesquisa, procurou-se averiguar o pensamento do cliente interno no que tange à questão do GRD, através de questionário junto aos funcionários da referida Biblioteca. Também, buscou-se conhecer a perspectiva da alta gerência envolvida neste processo de aplicação da melhoria da qualidade de serviços desta unidade de informação, através de entrevista estruturada ao gerente do Escritório de TQC da PRAI e à Direção da Biblioteca focalizada. Foram analisadas a ocorrência de aplicação do GRD em quatro seções: Seção de Circulação, Seção de Referência, Seção de Periódicos e Seção de Catalogação e Classificação, utilizando-se para tanto uma sistematização de procedimentos de investigação. Os resultados apontam pontos positivos e negativos na visão do cliente interno quanto à aplicação do GRD. Mostram, também, que há necessidade de um maior aprofundamento, por parte dos envolvidos, neste processo de melhoria da qualidade, no sentido de conhecer melhor a abordagem da qualidade total aplicada em serviços de Biblioteca. Por fim, foram levantados os pontos fracos e fortes visando esclarecer melhor a aplicação do GRD no ambiente focalizado e servindo como base para uma continuidade do programa na biblioteca na ação corretiva em busca da melhoria dos serviços prestados à comunidade.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ciência da informação - Gestão de qualidade
Gerenciamento de rotina - Unidade de informação
Information cience - Quality management
Routine management - Information unit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30207
Data do documento: 1-Mar-1999
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdileneToscanoGaldinoDosSantos_Dissert.pdf8,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons