Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30244
Tipo: Dissertação
Título: Uso didático de telefones celulares na educação de jovens e adultos : uma proposta para elaboração de reportagens em vídeo por discentes
Autor(es): Nascimento, Rosangela Dias Carvalho do
Primeiro Orientador: Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire
Primeiro Coorientador: González, Fredy Enrique
Resumo: A presente investigação parte do problema de pesquisa identificado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se refere à apresentação de aulas não atrativas, com uso insuficiente de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Além disso, verificam-se lacunas que se referem a não identificação de um método didático específico para a EJA, bem como à escassez de pesquisas relacionando essa modalidade de ensino com TDIC. Dessa forma, o trabalho contribui epistemologicamente ao descrever um método de ensino que orienta professores quanto ao uso didático de telefones celulares para elaboração de reportagens em vídeo realizadas por estudantes da EJA. O método descrito transita por questões metodológicas ativas, que dizem respeito ao diálogo, à participação e à colaboração entre os discentes desta modalidade de ensino, considerando interfaces existentes entre Computação, Comunicação e Educação. A base epistemológica da investigação é a Design Science e o método que a operacionaliza é a Design Science Research.
Abstract: This investigation starts from the research problem identified in Youth and Adult Education (EJA), which refers to the presentation of unattractive classes, with insufficient use of Digital Information and Communication Technology (TDIC). In addition, there are gaps that refer to the non-identification of a specific teaching method for EJA, as well as the scarcity of research relating this teaching modality with TDIC. Thus, the work contributes epistemologically by describing a teaching method that guides teachers regarding the didactic use of cell phones for the elaboration of video news reportages made by EJA students. The described method transits through active methodological issues, which concern dialogue, participation and collaboration among students of this teaching modality, considering existing interfaces between Computing, Communication and Education. The epistemological basis of the investigation is Design Science and the method that operationalizes it is Design Science Research.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA
Metodologias ativas
Metodologia didática
TDIC
Telefones celulares - Uso didático
Active methodologies
Teaching method
Cell phones
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30244
Data do documento: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosangelaDiasCarvalhoDoNascimento_Dissert.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons