Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3028
metadata.dc.type: TCC
Title: As contribuições do PIBIC para formação de professores pesquisadores: uma análise dos artigos de iniciação científica
metadata.dc.creator: Dias, Alexandra Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Regina Celi Mendes
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa é fundamental para construção do conhecimento, pois é a partir dela que o estudante vivencia novas descobertas científicas e sociais. Nesse sentido, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estabelece que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) seja voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Desse modo, entendemos que o conhecimento não pode ser limitado, mas propagado para que se possa alcançar a sociedade e beneficiá-la por meio dos resultados das pesquisas. Nesta perspectiva, a presente monografia objetiva investigar as contribuições do PIBIC na formação de professores-pesquisadores, especificamente, no que refere ao processo de letramento acadêmico evidenciado na textualização dos artigos de iniciação científica. Procuramos investigar como se revela o processo de construção do letramento acadêmico dos alunos, verificando, entre outros aspectos, as diferenças registradas entre a primeira e a última versão dos artigos; os principais problemas quanto à apropriação, e por fim, como os alunos reagem às intervenções dos professores no processo de reescrita dos textos. A pesquisa é qualitativa-interpretativista e se utiliza de um corpus de base documental. Para análise, coletamos oito artigos produzidos no âmbito de projetos de iniciação científica nas vigências dos anos 2012, 2013 e 2014. Os aportes teórico-metodológicos foram embasados à luz do Interacionismo Sociodiscursivo ((ISD) BRONCKART, 1999, 2006). Trabalhamos também com Bhatia e Swales (1999); Bazerman (2007); Severino (2013); Bortoni-Ricardo (2008), Motta-Roth e Hendges (2010), entre outros. Os resultados apontaram que a inserção dos discentes nesses projetos tem proporcionado aos graduandos mudanças significativas tanto em seus textos escritos, como na prática de pesquisa e no processo de formação como pesquisadores.
Abstract: Research is fundamental to the construction of knowledge, because by means of it students may experience new social and scientificdiscoveries, accordingly, the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) stablish that the Scholarship Program for Scientific Initiation (PIBIC ) is focused on the development of scientific thought and the initial research practices of undergraduate students in higher education. Thus, we have in mind that knowledge can not be limited, but it can be spread to reach society and benefit it by outcomes of researches . In this sense, this sttudy aims to investigate the contributions of PIBIC in teacher-researchers, specifically in regard to academic literacy observed in articles about textualization of scientific initiation process.We seek to investigate how this construction process reveals in the student’s academic literacy, among other things checking the differences recorded between the first and the last version of the articles; the main problems regarding is the appropriation of knowledge, and finally, how students react to the interventions of teachers in the process of rewriting the texts. It is a qualitative-interpretative research and a documentary base corpus . For analysis, we collected four papers produced within projectsundergraduates during the years 2012, 2013 and 2014. Theoretical and methodological contributions were based on InteractionismSocio-discursive ((ISD) Bronckart 1999, 2006). The approach of Bhatia and Swales (1999); Bazerman (2007); Severino (2013); BortoniRicardo (2008), Motta-Roth and Hendges (2010), among others. The results showed that the inclusion of students in these projectshas provided undergraduates significant changes both in their written texts and the practice of research and training process as researchers.
Keywords: Escrita.
Letramento acadêmico.
PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3028
Issue Date: 25-Jul-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APD15072014.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons