Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30280
Tipo: Tese
Título: Práticas de leitura literária na educação básica no município de Campina Grande-PB
Autor(es): Sousa, Amasile Coelho Lisboa da Costa
Primeiro Orientador: Alves, José Hélder Pinheiro
Resumo: Para muitos alunos, principalmente os da rede pública, a escola é o único local onde estes têm a oportunidade de vivenciar experiências com o texto literário, permitindo que compreendam melhor a si mesmos e o mundo em que vivem. A partir desse contexto, a pesquisa buscará investigar as práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais na cidade de Campina Grande-PB. Para alcançarmos esse objetivo, adotamos o seguinte percurso metodológico: 1) entrevistamos 13 professores com a finalidade de conhecermos as experiências de leitura que estão sendo produzidas nas escolas; 2) analisamos documentos oficiais do município de Campina Grande, local onde as escolas estão localizadas, além de outros documentos a nível nacional; e, por último, 3) produzimos um Diário de Campo que nos permitiu perceber particularidades a partir da visitação às dez escolas investigadas. Estamos, portanto, realizando uma pesquisa de campo, denatureza documental que nos possibilitará fazer um diagnóstico das práticas de leitura literária,dando-lhes a devida visibilidade. Para a análise dos dados, apropriamo-nos de reflexões voltadas para a formação do leitor literário, nas quais destacamos os trabalhos de Lajolo e Zilberman (2019), Colomer (2007), Bordini e Aguiar (1988), Pinheiro (2018), Yunes (2002), Castrillón (2011), Lerner (2002), Bajard (2001), Tardif (2007), entre outros. Como resultado, lançamos um olhar reflexivo sobre o processo de construção do leitor literário em escolas públicas do município de Campina Grande-PB. Apesar de tantas dificuldades percebidas no cotidiano escolar – conflitos, violência, desânimo de alguns professores, estrutura física deficitária e falta de políticas públicas voltadas para a leitura de textos literário –, encontramos,em muitas das escolas pesquisadas, práticas significativas que, se tiverem aprimoramento e continuidade, darão grande contribuição para o processo de formação do leitor literário na rede municipal de Campina Grande-PB.
Abstract: For many students, mainly from public schools, the school is the only place where they have the opportunity to experience literary texts, allowing them to better understand themselves andthe world in which they live. From this context, the research will seek to investigate literary reading practicesin the final years of elementary school in public schools in the city of CampinaGrande-PB. To pursue this objective, we followed the following methodological path: i) we interviewed 13 teachers in order to understand the literary reading practices that are being produced in schools; ii) we analyzed official documents from the municipality of Campina Grande, place where the schools are located, in addition to other documents at national level and, finally, iii) We produced a Field Diary that allowed us to discover particularities from thevisit to the schools investigated. We are, therefore, now undertaking field research, of a documentary nature, that will enable us to diagnose literary reading practices, giving them due visibility. For data analysis, we appropriated external reflections for the formation of the literary reader in which we highlight the works of Zilberman and Lajolo (2019), Colomer (2007), Bordini and Aguiar (1988), Pinheiro (2018), Yunes ( 2002), Castrillón (2011), Lerner (2002), Bajard (2001), Tardif (2007), among others. As a result, we took a reflective look at the processof training literary readers in public schools in the city of Campina Grande-PB. Despite so many difficulties perceived in daily school life – conflicts, violence, discouragement on the part of some teachers, deficient physical structure and lack of external public policies for the reading of literary texts –, we found in many of the schools surveyed creative practices which, if presentimprovements and continuity, will make a great contribution to the process of training the literary reader.
Palavras-chave: Textos literários
Práticas de leitura
Formação do leitor
Escola - Leituras literária
School
Literary reading
Reading practices
Reader training
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30280
Data do documento: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmasileCoelhoLisboadaCostaSousa_Dissert.pdf8,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons