Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3030
Tipo: TCC
Título: A escola e a convivência com as mídias
Autor(es): Mota, Adriana Barbosa da
Primeiro Orientador: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
Resumo: A Educação Infantil é uma etapa fundamental na escolarização, requer estratégias específicas para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) de forma a contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Assim, objetivamos nesse estudo investigar a percepção das professoras da Educação Infantil da Creche Marieta Marinho Falcão no município de Queimadas/Paraíba, sobre a utilização das mídias na escola. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa à luz da pesquisa exploratória, na qual realizamos entrevista através da qual levantamos informações sobre a utilização de mídias na Educação Infantil. Esse procedimento foi fundamental para embasar nossas argumentações teóricas sobre o objeto em estudo e seu contexto, com a intenção de compreendê-lo. Como resultado, a pesquisa aponta que a utilização de mídias na Educação Infantil esta presente no cotidiano da instituição, e que o DVD e o computador são as mídias mais utilizadas. A pesquisa revela ainda que as mídias utilizadas como ferramenta pedagógica desperta o interesse das crianças, e que o uso das TIC’s deve ser permeado por todo um cuidado e planejamento para que proporcione reais condições de melhoramento no ensino e na aprendizagem.
Abstract: Preschool education is a critical step in schooling, requires specific strategies for the use of Information and Communication Technologies (ICTs) to contribute to the integral development of the child. Thus, this study aimed to investigate teachers' perception of Early Childhood Education from Nursery Falcon Marieta Navy in the town of Burnt / Paraíba, on the use of media in school. Methodologically, we chose to perform a field survey, based on a qualitative approach in light of the exploratory study in which we conducted interviews through which raised about the use of media in Early Childhood Education. This procedure was fundamental to support our theoretical arguments about the object under study and its context, with the intention of understanding it. As a result, the research shows that the use of media in Early Childhood Education is present in the daily life of the institution, and the DVD and the computer are the most used media. The survey also reveals that the media used as a pedagogical tool arouses the interest of children and that the use of ICT should be permeated throughout a care and planning that delivers real improvement in the conditions of teaching and learning.
Palavras-chave: Educação infantil
Mídias digitais
Tecnologia da informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3030
Data do documento: 14-Fev-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABM21032014.pdf562,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.