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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30304
Tipo: Dissertação
Título: Resiliência e linguagem : a formação do aluno de ensino médio em educação em direitos humanos
Autor(es): Espírito Santo, Ítalo Amorim do
Primeiro Orientador: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: O texto apresentado é o resultado de pesquisa de Mestrado em Linguística e Ensino que versa sobre linguagem como prática social, resiliência e Direitos Humanos na formação de alunos do Ensino Médio. Assim, o trabalhou buscou avaliar como a linguagem e os processos resilientes podem potencializar a formação de alunos de Ensino Médio em Educação em Direitos Humanos. Diversos conflitos sociais podem ser evitados desde que seus envolvidos tenham um comportamento resiliente, isto é, em um processo de superação que pode ser aprendida e estimulada, ajudando ao indivíduo a se recuperar de qualquer experiência traumática que por ventura venha ocorrer. Como objetivos específicos temos: teorizar e exemplificar a resiliência na formação de alunos do Ensino Médio, compreender o que são os Direitos Humanos e instigar os alunos a assimilarem os processos resilientes para a prática desses respectivos direitos. Em termos gerais, a discussão sobre resiliência foi balizada pelo debate proposto por Dyer; Mcguinness (1996); Infante (2005); Taboada; Legal; Machado (2006); Vargas, (2009), tendo especial importância a escala de resiliência proposta por Pesce et al (2005), e adaptada de Wagnild e Young (1993). Foram fundamentais na discussão sobre linguagem as contribuições de Curado (2011) e Pereira (2011), assim como foram Mota, Santos e Costa (2016), Pelizolli (2012), Monteiro (2010), Tavares (2010) e Martins (2005) no debate sobre Direitos Humanos. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica mista (mixed methods), com coleta de dados quantitativos e qualitativos, que passaram por um processo de triangulação. Os dados evidenciaram que os sujeitos participantes desta pesquisa compreenderam a possibilidade e a necessidade de fazer uso da língua e da postura resiliente como suporte ao aprendizado em Direitos Humanos.
Abstract: The text presented is the result of a Master's Degree research in Linguistics and Teaching that deals about language such as social practice, resilience and Human Rights in the training of high school students. Thus, the study sought to evaluate how language and resilient processes can enhance the formation of high school students in human rights education. Various social conflicts can be avoided as long as those involved have a resilient behavior, that is, in a process of overcoming that can be learned and stimulated, helping the individual to recover from any traumatic experience that may happen. As specific objectives we have: to theorize and exemplify the resilience in the formation of high school students, to understand what human rights are and to instigate students to assimilate resilient processes for the practice of these respective rights. In general terms, the discussion on resilience was marked by the debate proposed by Dyer; Mcguinness (1996); Infante (2005); Taboada; Nice; Machado (2006); Vargas, (2009), especially the scale of resilience proposed by Pesce et al (2005), and adapted from Wagnild and Young (1993). The contributions of Curado (2011) and Pereira (2011), as well as Mota, Santos and Costa (2016), Pelizolli (2012), Monteiro (2010), Tavares (2010) and Martins In the debate on Human Rights. The research used a mixed methodological approach, with quantitative and qualitative data collection, which underwent a triangulation process. The data showed that the subjects participating in this research understood the possibility and the need to use the language and the resilient posture as a support for learning in Human Rights.
Palavras-chave: Linguística - Ensino médio
Linguagem - Prática social
Linguagem - Resiliência
Educação - Direitos humanos
Language - Social practice
Language - Resilience
Education - Human rights
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30304
Data do documento: 26-Jun-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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