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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30331
Tipo: | TCC |
Título: | FILOSOFIA PARA ALÉM DO OCIDENTE: EXPLORANDO PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS AFRICANAS |
Autor(es): | SILVA, Eduarda Lourenço da |
Primeiro Orientador: | SIMÕES, Bruno Costa |
Resumo: | A filosofia é um campo dinâmico de investigação sobre a compreensão do mundo e da existência humana, com base na experiência e na reflexão contínua. Esta pesquisa destaca a tradição filosófica africana, que floresceu ao longo dos tempos e que oferece uma grande variedade de perspectivas. No entanto, as filosofias africanas são frequentemente ignoradas nos discursos filosóficos dominantes, que tendem a favorecer e usar perspectivas eurocêntricas. O presente estudo enfoca as filosofias bantu e ubuntu como representantes dessa tradição, que se destacam por sua contribuição ao diálogo sobre questões fundamentais da existência humana a partir de perspectivas não ocidentais. O estudo destaca a importância de reconhecer e integrar essas diversas perspectivas filosóficas nos currículos educacionais. Usando uma abordagem descritiva baseada em pesquisa bibliográfica, o estudo explora essas questões e procura destacar a lacuna na abordagem das correntes filosóficas não ocidentais na educação, especialmente no ensino superior. Por fim, são discutidas as implicações dessas reflexões para o ensino de filosofia, enfatizando a necessidade de promover um diálogo que integre novas perspectivas filosóficas e, assim, amplie a diversidade e a pluralidade no campo filosófico. |
Abstract: | Philosophy is a dynamic field of inquiry into the understanding of the world and human existence, based on experience and continuous reflection. This research highlights the African philosophical tradition, which has flourished throughout the ages and offers a wide variety of perspectives. However, African philosophies are often ignored in mainstream philosophical discourses, which tend to favor and use Eurocentric perspectives. This study focuses on the Bantu and Ubuntu philosophies as representatives of this tradition, which stand out for their contribution to the dialogue on fundamental questions of human existence from non-Western perspectives. The study highlights the importance of recognizing and integrating these diverse philosophical perspectives into educational curricula. Using a descriptive approach based on bibliographical research, the study explores these issues and seeks to highlight the gap in the approach to non-Western philosophical currents in education, especially in higher education. Finally, the implications of these reflections for philosophy teaching are discussed, emphasizing the need to promote a dialogue that integrates new philosophical perspectives and thus broadens diversity and plurality in the philosophical field. |
Palavras-chave: | Filosofia africana; Bantu; Força vital; Ubuntu; Racismo epistêmico. African philosophy; Bantu; Vital force; Ubuntu; Epistemic racism. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30331 |
Data do documento: | 3-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia |
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