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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30332| Tipo: | TCC |
| Título: | REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E DE LÍNGUA ESPANHOLA EM PROJETO DE VIDA E ELETIVAS |
| Autor(es): | RIBEIRO, Mônica Cardoso |
| Primeiro Orientador: | MEDRADO, Betânia Passos |
| Resumo: | A necessidade de uma Educação adaptada às exigências do mundo contemporâneo impulsionou mudanças significativas, como a implementação dos componentes curriculares Projeto de Vida e Eletivas. Sem exigência de habilitação específica, o ensino nesses componentes curriculares é aberto a qualquer professor com carga horária disponível. Neste caminho, esta pesquisa busca entender quais os desdobramentos da atuação de professores de Língua Inglesa e de Língua Espanhola em componentes curriculares fora de sua formação. Temos como objetivo geral, investigar os desafios enfrentados e as adaptações realizadas por dois professores de línguas estrangeiras em sua atuação com Projeto de Vida e componentes curriculares Eletivas. A fim de alcançar o objetivo, esta pesquisa embasa-se em um referencial teórico composto de alguns dos documentos regulatórios do Novo Ensino Médio: a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo do Novo Ensino Médio da Paraíba (2024) e as Diretrizes Operacionais para o Ano Letivo da Rede Estadual da Paraíba (2024); e também, nos conceitos de trabalho docente de Amigues (2004) e Machado (2007). A partir da metodologia qualitativo-interpretativista dos dados, chegou-se à geração de duas categorias para análise do corpus, constituído por duas entrevistas com dois professores de línguas estrangeiras: “Os desafios: as prescrições no trabalho docente” e “Prefigurações e possibilidades no trabalho docente”. Os resultados da análise demonstraram que os desafios encontrados pelos professores são múltiplos, e as prescrições sempre se encontram no centro destes desafios, uma vez que essas não proporcionam orientação suficiente para os professores de ambos os componentes. Apesar disso, os dois professores entrevistados evidenciam, em seus textos, construírem alternativas às prescrições a partir das suas experiências, oportunizando aos alunos aulas significativas. |
| Abstract: | The need for an Education adapted to the demands of the contemporary world has driven significant changes, such as the implementation of the Projeto de Vida and Eletivas curricular components. Without requiring specific qualifications, teaching in these curricular components is open to any teacher with available hours. Along this path, this research seeks to understand the consequences of the performance of English and Spanish teachers in curricular components outside their undergraduate courses. Our general objective is to investigate the challenges faced and the adaptations made by two foreign language teachers in their work with the Projeto de Vida and Eletivas curricular components. In order to achieve the objective, this research is based on a theoretical framework composed of some of the regulatory documents of the New Secondary Education: the National Common Curricular Base (2018), the New Secondary Education Curriculum of Paraíba (2024) and the Guidelines Operational for the School Year of the Paraíba State Network (2024); and also, in the concepts of teaching work by Amigues (2004) and Machado (2007). Using qualitative-interpretative methodology of the data, two categories were generated for analyzing the corpus, consisting of two interviews with two foreign language teachers: “Challenges: prescriptions in teaching work” and “Prefigurations and possibilities in teaching work”. The results of the analysis demonstrated that the challenges faced by teachers are multiple, and prescriptions are always at the center of these challenges, as they do not provide sufficient guidance for teachers of both components. Despite this, the two teachers interviewed show, in their texts, that they build alternatives to prescriptions based on their experiences, providing students with meaningful classes. |
| Palavras-chave: | Línguas estrangeiras; Ensino Médio; Trabalho docente; Projeto de Vida; Eletivas. Foreign languages; High School; Teacher work; |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30332 |
| Data do documento: | 30-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
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