Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAQUINO, Wilma Matilde Moraes de-
dc.date.accessioned2024-06-03T00:39:32Z-
dc.date.available2024-05-08-
dc.date.available2024-06-03T00:39:32Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30335-
dc.description.abstractThis study aims of discussing the film BlacKkKlansman (2018), directed by Spike Lee. In order to understand the representations of gender and race in the construction of the female characters, Connie Kendrickson and Patrice Dumas. The film addresses racial issues in the context of post-segregation in the United States of America in the 1970s, featuring the protagonist Ron Stallworth, a black police officer who infiltrates the white supremacist organization Ku Klux Klan (KKK) to investigate its members and prevent a succession of attacks on people in the Afro-American community. In this sense, this study seeks to understand in its specific objectives how the characters under analysis, Connie Kendrickson and Patrice Dumas, project representations of gender and race in the context of the civil rights movement in the 1970s. How the supremacist and terrorist organization Ku Klux Klan influenced the gender representations that will shape that society. To achieve these objectives, we dialogue with intersectional feminist criticism, such as Welter (1960), Friedan (1971), Frye (1983), Bento (2022), Collins (2000), and hooks (2015, 2019). To conclude the female characters in question - Connie and Patrice are constructed, respectively, through the ideas of domesticity and self-definition. Such construction is circumscribed, as the study demonstrates, in the context of the struggle (movement) for civil rights in the United States of America during the 1970s and in the intersections of oppression in this context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2024-06-03T00:39:32Z No. of bitstreams: 1 _.pdf: 1559660 bytes, checksum: be5df0e79742f2b37eb8520dd7a7bfb7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-03T00:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 _.pdf: 1559660 bytes, checksum: be5df0e79742f2b37eb8520dd7a7bfb7 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInterseccionalidade.pt_BR
dc.subjectDomesticidade.pt_BR
dc.subjectAutodefinição.pt_BR
dc.subjectIntersectionality.pt_BR
dc.subjectDomesticity.pt_BR
dc.subjectSelf-definition.pt_BR
dc.titleREPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NO FILME INFILTRADO NA KLAN (2018), DE SPIKE LEEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Renata Gonçalves-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral dissertar sobre o filme Infiltrado na Klan (2018), dirigido por Spike Lee com o propósito de compreender as representações de gênero e raça na construção das personagens femininas, Connie Kendrickson e Patrice Dumas. O filme aborda questões raciais no contexto de pós-segregação nos Estados Unidos da América nos anos 1970, apresentando o protagonista Ron Stallworth, um policial negro que se infiltra na organização supremacista branca Ku Klux Klan (KKK) com o propósito de investigar seus membros e impedir uma sucessão de ataques a pessoas da comunidade afro-estadunidense. Neste sentido, este estudo busca entender em seus objetivos específicos de que modo as personagens em análise, Connie Kendrickson e Patrice Dumas projetam representações de gênero e raça no contexto do movimento pelos direitos civis nos anos 1970. Como a organização supremacista e terrorista Ku Klux Klan influenciou as representações de gênero que vão moldar aquela sociedade. Para cumprir estes objetivos, dialogamos com a crítica feminista interseccional, a exemplo de Welter (1960), Friedan (1971) e Frye (1983), Bento (2022), Collins (2000) e hooks (2015, 2019). Concluímos que as personagens femininas em questão – Connie e Patrice – são construídas, respectivamente, a partir das ideias de domesticidade e autodefinição. Tal construção está circunscrita, como demostra este estudo, no contexto de luta (movimento) pelos direitos civis nos Estados Unidos da América durante a década de 1970 e nas tensões interseccionais de opressão deste contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_.pdftcc wilma matilde1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.