Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30335
Tipo: TCC
Título: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA NO FILME INFILTRADO NA KLAN (2018), DE SPIKE LEE
Autor(es): AQUINO, Wilma Matilde Moraes de
Primeiro Orientador: GOMES, Renata Gonçalves
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral dissertar sobre o filme Infiltrado na Klan (2018), dirigido por Spike Lee com o propósito de compreender as representações de gênero e raça na construção das personagens femininas, Connie Kendrickson e Patrice Dumas. O filme aborda questões raciais no contexto de pós-segregação nos Estados Unidos da América nos anos 1970, apresentando o protagonista Ron Stallworth, um policial negro que se infiltra na organização supremacista branca Ku Klux Klan (KKK) com o propósito de investigar seus membros e impedir uma sucessão de ataques a pessoas da comunidade afro-estadunidense. Neste sentido, este estudo busca entender em seus objetivos específicos de que modo as personagens em análise, Connie Kendrickson e Patrice Dumas projetam representações de gênero e raça no contexto do movimento pelos direitos civis nos anos 1970. Como a organização supremacista e terrorista Ku Klux Klan influenciou as representações de gênero que vão moldar aquela sociedade. Para cumprir estes objetivos, dialogamos com a crítica feminista interseccional, a exemplo de Welter (1960), Friedan (1971) e Frye (1983), Bento (2022), Collins (2000) e hooks (2015, 2019). Concluímos que as personagens femininas em questão – Connie e Patrice – são construídas, respectivamente, a partir das ideias de domesticidade e autodefinição. Tal construção está circunscrita, como demostra este estudo, no contexto de luta (movimento) pelos direitos civis nos Estados Unidos da América durante a década de 1970 e nas tensões interseccionais de opressão deste contexto.
Abstract: This study aims of discussing the film BlacKkKlansman (2018), directed by Spike Lee. In order to understand the representations of gender and race in the construction of the female characters, Connie Kendrickson and Patrice Dumas. The film addresses racial issues in the context of post-segregation in the United States of America in the 1970s, featuring the protagonist Ron Stallworth, a black police officer who infiltrates the white supremacist organization Ku Klux Klan (KKK) to investigate its members and prevent a succession of attacks on people in the Afro-American community. In this sense, this study seeks to understand in its specific objectives how the characters under analysis, Connie Kendrickson and Patrice Dumas, project representations of gender and race in the context of the civil rights movement in the 1970s. How the supremacist and terrorist organization Ku Klux Klan influenced the gender representations that will shape that society. To achieve these objectives, we dialogue with intersectional feminist criticism, such as Welter (1960), Friedan (1971), Frye (1983), Bento (2022), Collins (2000), and hooks (2015, 2019). To conclude the female characters in question - Connie and Patrice are constructed, respectively, through the ideas of domesticity and self-definition. Such construction is circumscribed, as the study demonstrates, in the context of the struggle (movement) for civil rights in the United States of America during the 1970s and in the intersections of oppression in this context.
Palavras-chave: Interseccionalidade.
Domesticidade.
Autodefinição.
Intersectionality.
Domesticity.
Self-definition.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30335
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_.pdftcc wilma matilde1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.