Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30421
Tipo: TCC
Título: Análise das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1º ano do ensino médio em números inteiros
Autor(es): Silva, Elaine Cristina Santos da
Primeiro Orientador: Silva, Roosevelt Imperiano da
Resumo: Esse trabalho busca investigar e analisar o desempenho e as dificuldades dos alunos do 1º ano do ensino médio nas questões propostas que envolvem números inteiros. Ao longo desta pesquisa, faremos uma breve passagem pela história da matemática e dos números inteiros, onde veremos como surgiram e os seus conceitos. Esta pesquisa constitui-se em uma pesquisa aplicada de cunho exploratório e caráter qualiquantitativo, onde foi feito um teste e um questionário, aplicado a 150 alunos de três escolas públicas paraibanas, para o levantamento dos dados. Como resultado do nosso levantamento, identificamos que muitos alunos ainda sentem dificuldades em números inteiros e alguns não sentem interesse e motivação para estudar matemática. Com isso, é interessante que os professores revisem esse conteúdo, sendo ele um conteúdo de ensino fundamental e uma base para os outros que o seguem, e também invistam aulas mais dinâmicas e interativas para motivar os estudantes.
Abstract: This work seeks to investigate and analyze the performance and difficulties of 1st year high school students in the proposed questions involving integers. Throughout this research, we will take a brief look at the history of mathematics and integers, where we will see how they emerged and their concepts. This research consists of an applied research of an exploratory and qualitative nature, where a test and a questionnaire were carried out, applied to 150 students from three public schools in Paraíba, to collect data. As a result of our survey, we identified that many students still experience difficulties with whole numbers and some do not feel interested or motivated to study mathematics. Therefore, it is interesting for teachers to review this content, as it is primary education content and a basis for others who follow it, and also invest in more dynamic and interactive classes to motivate students.
Palavras-chave: Ensino-apreendizagem em matemática
Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades em números inteiros
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30421
Data do documento: 10-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECSS17062024 .pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.