Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30426
Tipo: | TCC |
Título: | A educação financeira de alunos do ensino fundamental: um estudo com alunos do 6º ao 9º ano |
Autor(es): | Gomes, Eduardo |
Primeiro Orientador: | Lima, Marcella Luanna da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar o nível de conhecimento sobre Educação Financeira entre alunos de escolas públicas/privadas nas cidades de Guarabira - PB e Cuitegi - PB. O público-alvo foi estudantes do Ensino Fundamental anos finais, com várias categorias de idades, a inferior entre 10 e 16 anos e a superior para acima de 17 anos. O questionário foi aplicado online por meio do Google Forms, alcançando um total de 140 jovens. A pesquisa visa evidenciar a importância da Educação Financeira na sociedade e a necessidade de sua abordagem tanto no ambiente escolar quanto no familiar. Utilizamos uma abordagem qualitativa, usando também dados quantitativos e quanto ao objetivo a pesquisa é exploratória, caracterizada como estudo de caso quanto aos procedimentos, com uso de um questionário online contendo 19 questões para identificar o nível de conhecimento financeiro dos participantes e se suas famílias conversam sobre a temática. Concluiu-se que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre assuntos relevantes como investimento, juros e o uso consciente do dinheiro. No entanto, a maioria relatou que falta diálogo familiar sobre finanças. Os alunos alegam que os pais e familiares devem ser os principais provedores de conhecimento financeiro. Além disso, observou-se uma percepção majoritária da parte dos estudantes sobre o quão é importante a Educação Financeira para a sociedade. |
Abstract: | This research aimed to identify the level of knowledge about Financial Education among students from public/private schools in the cities of Guarabira - PB and Cuitegi - PB. The target audience consisted of students in the final years of elementary education, initially the lower one between 10 and 16 and the upper ones who are over 17 years old. The questionnaire was administered online via Google Forms, reaching a total of 140 young people. The research aims to highlight the importance of Financial Education in society and the need for its inclusion both in the school and family environment. We employed a qualitative approach, also using quantitative data, and regarding the research objective, it is exploratory, characterized as a case study regarding the procedures, using an online questionnaire containing 19 questions to identify the financial knowledge level of the participants and whether their families discuss the topic. It was concluded that the majority of students have knowledge about relevant subjects such as investment, interest, and conscious money management. However, most reported a lack of family dialogue about finances. Students argue that parents and relatives should be the main providers of financial knowledge. Additionally, there was a widespread perception among students about the importance of Financial Education for society. |
Palavras-chave: | Educação Financeira Família Escola Investimento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30426 |
Data do documento: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EduardoGomes_TCC.pdf | TCC | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
EduardoGomes_TERMO.pdf | TERMO | 205,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons