Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30426
Tipo: TCC
Título: A educação financeira de alunos do ensino fundamental: um estudo com alunos do 6º ao 9º ano
Autor(es): Gomes, Eduardo
Primeiro Orientador: Lima, Marcella Luanna da Silva
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar o nível de conhecimento sobre Educação Financeira entre alunos de escolas públicas/privadas nas cidades de Guarabira - PB e Cuitegi - PB. O público-alvo foi estudantes do Ensino Fundamental anos finais, com várias categorias de idades, a inferior entre 10 e 16 anos e a superior para acima de 17 anos. O questionário foi aplicado online por meio do Google Forms, alcançando um total de 140 jovens. A pesquisa visa evidenciar a importância da Educação Financeira na sociedade e a necessidade de sua abordagem tanto no ambiente escolar quanto no familiar. Utilizamos uma abordagem qualitativa, usando também dados quantitativos e quanto ao objetivo a pesquisa é exploratória, caracterizada como estudo de caso quanto aos procedimentos, com uso de um questionário online contendo 19 questões para identificar o nível de conhecimento financeiro dos participantes e se suas famílias conversam sobre a temática. Concluiu-se que a maioria dos estudantes possui conhecimento sobre assuntos relevantes como investimento, juros e o uso consciente do dinheiro. No entanto, a maioria relatou que falta diálogo familiar sobre finanças. Os alunos alegam que os pais e familiares devem ser os principais provedores de conhecimento financeiro. Além disso, observou-se uma percepção majoritária da parte dos estudantes sobre o quão é importante a Educação Financeira para a sociedade.
Abstract: This research aimed to identify the level of knowledge about Financial Education among students from public/private schools in the cities of Guarabira - PB and Cuitegi - PB. The target audience consisted of students in the final years of elementary education, initially the lower one between 10 and 16 and the upper ones who are over 17 years old. The questionnaire was administered online via Google Forms, reaching a total of 140 young people. The research aims to highlight the importance of Financial Education in society and the need for its inclusion both in the school and family environment. We employed a qualitative approach, also using quantitative data, and regarding the research objective, it is exploratory, characterized as a case study regarding the procedures, using an online questionnaire containing 19 questions to identify the financial knowledge level of the participants and whether their families discuss the topic. It was concluded that the majority of students have knowledge about relevant subjects such as investment, interest, and conscious money management. However, most reported a lack of family dialogue about finances. Students argue that parents and relatives should be the main providers of financial knowledge. Additionally, there was a widespread perception among students about the importance of Financial Education for society.
Palavras-chave: Educação Financeira
Família
Escola
Investimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30426
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoGomes_TCC.pdfTCC1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EduardoGomes_TERMO.pdfTERMO205,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons