Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30446
Tipo: | TCC |
Título: | Conhecimentos matemáticos do povo potiguara da Paraíba: uma investigação sobre as representações numéricas na língua tupi |
Autor(es): | Silva, Ivson Antonio Souza e |
Primeiro Orientador: | Dias, Graciana Ferreira |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso tem como temática o sistema de numeração do povo potiguara da Paraíba e suas representações na história da língua tupi, mediante os saberes tradicionais. O objetivo geral da pesquisa foi investigar o conhecimento matemático do povo potiguara da Paraíba em relação ao sistema numérico e suas representações na língua tupi. Para alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: compreender a cultura e a história do povo potiguara, com foco em sua relação com conceitos numéricos e sistemas de contagem na língua tupi; descrever o processo de contagem e representação numérica no tupi, antigo e moderno, utilizado pelo povo potiguara da Paraíba; estabelecer relações entre os conhecimentos matemáticos das práticas cotidianas potiguara e o processo de contagem no Tupi. A pesquisa foi classificada como qualitativa, exploratória, etnográfica e o tipo de pesquisa é participante, visando explorar e descrever a complexidade dos fenômenos sociais e comportamentais, em vez de quantificar e generalizar os resultados. Assim, a pesquisa participante permite uma compreensão mais rica e detalhada dos contextos em que os participantes estão inseridos, trazendo as experiências pessoais e suas percepções sobre determinado tema. Durante a pesquisa foram entrevistados três professores da língua tupi, além de dois anciãos do povo potiguara. Durante esse processo de pesquisa, foi levada em consideração a atuação dos entrevistados no trabalho no campo, no movimento indígena, suas experiências de vida e sua atuação no processo de inserção da língua materna dentro do povo. Na pesquisa, foi possível observar o conhecimento matemático do povo potiguara em relação aos conceitos numéricos e o processo de contagem na língua tupi. Com isso, foi possível perceber que a adaptação linguística é um elo entre os saberes tradicionais sobre as práticas matemáticas dos potiguara, como a origem das palavras xe pó (dedos da mão) e xe py (dedos do pé) na contagem. Destacando a transição do sistema numérico que tinha como a base cinco para um sistema de numeração para a base decimal, apresentando a atualização dos numerais no tupi moderno, com essa mudança reflete não apenas uma transformação numérica, mas também uma integração de diferentes saberes numéricos, evidenciando a complexidade e a interdependência cultural e educacional. |
Abstract: | The present work has as its theme the numbering system of the Potiguara People and its representations in the history of the Tupi language, through traditional knowledge. The general objective of the research was to investigate the mathematical knowledge of the Potiguara people of Paraíba regarding the numeric system and its representations in the Tupi language. To achieve the general objective, the following specific objectives were listed: to understand the culture and history of the Potiguara people, focusing on their relationship with numerical concepts and counting systems in the Tupi language; to describe the process of counting and numerical representation in Tupi, both ancient and modern, used by the Potiguara people of Paraíba; to establish relationships between mathematical knowledge, Potiguara daily practices, and the counting process in Tupi. The research was classified as qualitative, ethnographic, exploratory, and the type of research is participatory, aiming to explore and describe the complexity of social and behavioral phenomena, rather than quantify and generalize the results, thus allowing for a richer and more detailed understanding of the contexts in which the participants are inserted, bringing their personal experiences and perceptions about a certain topic. During the research, three Tupi language teachers and two elders of the Potiguara people were interviewed. During this research process, the participants' involvement in their work in the field, in the indigenous movement, their life experiences, and their role in the process of inserting the mother tongue within the people were taken into consideration. In the research, it was possible to observe the mathematical knowledge of the Potiguara people regarding numerical concepts and the counting process in the Tupi language. It was thus possible to see that linguistic adaptation is a link between traditional knowledge about Potiguara mathematical practices, such as the origins of words like "xe pó" (fingers of the hand) and "xe py" (toes) in counting. Highlighting the transition from a base 5 system to a decimal base, presenting the updating of numerals in modern Tupi, this change reflects not only a numerical transformation but also an integration of different mathematical systems, highlighting the complexity and cultural and educational interdependence. |
Palavras-chave: | Etnomatemática Tupi Povo Potiguara Sistema Numérico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30446 |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IvsonAntonio SouzaeSilva_TCC.pdf | TCC | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
IvsonAntonioSouzaeSilva_TERMO.pdf | TERMO | 196,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons