Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045| Tipo: | TCC |
| Título: | A produção escrita na escola: o gênero carta pessoal |
| Autor(es): | Barbosa, Daniel Alex. |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Eneida Martins de |
| Resumo: | Este trabalho monográfico apresenta os resultados (qualitativos) obtidos em pesquisa aplicada com alunos do 3º ano do ensino médio utilizando o gênero carta pessoal como instrumento de análise das produções textuais. A pesquisa surgiu da necessidade de se propor uma estratégia que alimentasse o desejo por uma escrita mais contextualizada e que projetasse os educandos a alcançarem os moldes da produção textual exigida nos concursos para o ingresso no ensino superior. A escolha do gênero deve-se ao fato de que os discentes estão cada vez mais integrados às mídias digitais e, desse modo, produzindo cada vez mais textos, afastando-se dos métodos tradicionais. Tal escolha contribui para o resgate da prática e do prazer de escrever. Outra preocupação que levou a esta escolha foi verificar o quanto a tecnologia da comunicação pode interferir na escrita dos alunos e até que ponto o gênero carta é um gênero esquecido. O corpus analisado teve um total de 28 produções textuais dentre as quais apenas 5 foram selecionadas para compor este trabalho por não mencionarem o pesquisador, ou por terem passado pelo processo de refação e ainda por terem destinatários com níveis diferentes de interação. Tanto para a formulação do projeto de pesquisa quanto para a verificação dos resultados, tomamos como referência as palavras de Antunes (2003), Bakhtin (2006), Koch e Elias (2009 e 2010), Marcuschi (2005), Travaglia (2009) além de Silva (2002) que trata especificamente do gênero carta pessoal, entre outros também de fundamental importância para este trabalho. Nossa abordagem é qualitativa e os resultados preliminares; resultados mais profundos exigem uma demanda de tempo maior. |
| Abstract: | not available. |
| Palavras-chave: | Língua portuguesa Produção textual - análise. Gênero - carta pessoal |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045 |
| Data do documento: | 20-Fev-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAB02022015.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
