Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045
Tipo: TCC
Título: A produção escrita na escola: o gênero carta pessoal
Autor(es): Barbosa, Daniel Alex.
Primeiro Orientador: Oliveira, Eneida Martins de
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta os resultados (qualitativos) obtidos em pesquisa aplicada com alunos do 3º ano do ensino médio utilizando o gênero carta pessoal como instrumento de análise das produções textuais. A pesquisa surgiu da necessidade de se propor uma estratégia que alimentasse o desejo por uma escrita mais contextualizada e que projetasse os educandos a alcançarem os moldes da produção textual exigida nos concursos para o ingresso no ensino superior. A escolha do gênero deve-se ao fato de que os discentes estão cada vez mais integrados às mídias digitais e, desse modo, produzindo cada vez mais textos, afastando-se dos métodos tradicionais. Tal escolha contribui para o resgate da prática e do prazer de escrever. Outra preocupação que levou a esta escolha foi verificar o quanto a tecnologia da comunicação pode interferir na escrita dos alunos e até que ponto o gênero carta é um gênero esquecido. O corpus analisado teve um total de 28 produções textuais dentre as quais apenas 5 foram selecionadas para compor este trabalho por não mencionarem o pesquisador, ou por terem passado pelo processo de refação e ainda por terem destinatários com níveis diferentes de interação. Tanto para a formulação do projeto de pesquisa quanto para a verificação dos resultados, tomamos como referência as palavras de Antunes (2003), Bakhtin (2006), Koch e Elias (2009 e 2010), Marcuschi (2005), Travaglia (2009) além de Silva (2002) que trata especificamente do gênero carta pessoal, entre outros também de fundamental importância para este trabalho. Nossa abordagem é qualitativa e os resultados preliminares; resultados mais profundos exigem uma demanda de tempo maior.
Abstract: not available.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Produção textual - análise.
Gênero - carta pessoal
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3045
Data do documento: 20-Fev-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAB02022015.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons