Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30460
Tipo: Dissertação
Título: A formação continuada de docentes de ensino religioso para o ensino fundamental (anos iniciais) a partir da coleção de livros didáticos Nautas
Autor(es): Xavier, Magno de Carvalho
Primeiro Orientador: Silva, Marinilson Barbosa da
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto o estudo do tema da Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Objetiva-se analisar o Ciclo de Formação Continuada realizado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas, entre os anos 2020 e 2022, a partir de uma coleção de livros didáticos que se coloca como coerente com a BNCC. Para isso, por meio da pesquisa bibliográfica, dialogamos com autores que tratam do tema da Formação Continuada de docentes, dentre eles: Paulo Freire, Maurice Tardif e Francisco Imbernón, e com especialistas que pesquisam o tema do Ensino Religioso, segundo a BNCC, dentre eles Sérgio Junqueira e Elisa Rodrigues. Após apresentar algumas características da Rede Salesiana, por meio da pesquisa documental, analisamos a coleção de livros didáticos para o Ensino Fundamental – anos inicias, Nautas. A Rede Salesiana foi o locus onde aconteceu o Ciclo de Formação Continuada que será analisado neste trabalho, e o material didático Nautas foi a principal referência utilizada para essa formação. Dessa forma, ao apresentar a experiência realizada na Rede Confessional Salesiana, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Formação Continuada de Docentes, na perspectiva da BNCC. Como veremos, tal perspectiva visa uma sociedade onde os diferentes não se aniquilam, mas se complementam, fomentando o diálogo e a cultura de paz.
Abstract: The purpose of this research is to study the theme of the ongoing teacher´s formation for Religious Education. It intends to analyze the Cycle of the ongoing formation carried out by the Brazil Salesian Network of Schools, between the years of 2020 and 2022, based on a collection of textbooks which is placed as consistent with the BNCC. For this reason, through bibliographical research, we dialogued with authors who deal with the theme of Ongoing Teacher´s Formation, among them: Paulo Freire, Maurice Tardif and Francisco Imbernón and with specialists who made their research with the theme of Religious Education, according to the BNCC, among them are: Sérgio Junqueira and Elisa Rodrigues. After presenting some characteristics of the Salesian Network, through documentary research, we analyzed the collection of textbooks for elementary school - early years, Nautas. The Salesian Network was the place where the ongoing formation cycle that will be analyzed in this paper took place and the Nautas teaching material was the main reference used for this formation. Therefore, by presenting the experience conducted in the Salesian Confessional Network, we hope to contribute to the reflection on the importance of ongoing teacher´s formation from the perspective of the BNCC. As we shall see, such perspective aims at a society where different people do not annihilate each other, but complement each other, fostering dialogue and the culture of peace.
Palavras-chave: Educação religiosa continuada
Ensino religioso
Livros didáticos Nautas
BNCC
Religious education
Ongoing formation
Textbooks Nautas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30460
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MagnoDeCarvalhoXavier_Dissert.pdf3,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons