Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3048| Tipo: | TCC |
| Título: | Avaliação da aprendizagem: problematização acerca do processo avaliativo no ciclo de alfabetização / |
| Autor(es): | Silva, Edília Celestino |
| Primeiro Orientador: | Queiroz, Carmen Lúcia Ferreira |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de avaliação no Ciclo de Alfabetização, tendo como base o modelo de avaliação do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo pautou-se em vários teóricos, na área da avaliação e da alfabetização, tais como: Fernandes (2012), Hoffmann (1998) (2008) (2012), Luckesi (1995), Rabelo (1998), Russo (2012), Soares (2004) (2013), Vasconcellos (2006), Zabala (1998), Gadotti (1984), Firme (2008). Destacou-se conceitos e concepções em avaliação e alfabetização, assim como, uma apresentação e análise do documento oficial que orienta a execução do programa. Buscou-se subsídios informativos na investigação com os professores, gestores e orientadores, todos participantes do Pacto Pela Alfabetização. Conclui-se que falta a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre a verdadeira função da avaliação especificamente na concepção do Programa. Percebeu-se que o ponto de estrangulamento da proposta, está na formação continuada dos professores. Esta deve ser calcada numa formação teórica sólida, na orientação e acompanhamento das atividades realizadas. |
| Abstract: | This present study aims to reflect on the evaluation process in Literacy Cycle, based on the evaluation model of the Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). The study was based on several theoretical, in the area of evaluation and literacy, such as: Fernandes (2012), Hoffmann (1998) (2008) (2012), Luckesi (1995), Rabelo (1998), Russian (2012) Soares (2004) (2013), Vasconcellos (2006) Zabala (1998) Gadotti (1984), Stiff (2008). Stood out concepts and principles in assessment and literacy, as well as a presentation and analysis of the official document that guides the program. We tried to information in research grants to teachers, managers and supervisors, all participants in the Pact for Literacy. It is concluded that lack the need for a broader understanding of the true function of the evaluation specifically in program design. It was felt that the proposal bottleneck is in the continuing education of teachers. This should be grounded in a solid theoretical training, guidance and monitoring of activities. |
| Palavras-chave: | avaliação alfabetização formação continuada |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3048 |
| Data do documento: | 20-Fev-2015 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECS02022015.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
