Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3048
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem: problematização acerca do processo avaliativo no ciclo de alfabetização /
Autor(es): Silva, Edília Celestino
Primeiro Orientador: Queiroz, Carmen Lúcia Ferreira
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de avaliação no Ciclo de Alfabetização, tendo como base o modelo de avaliação do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo pautou-se em vários teóricos, na área da avaliação e da alfabetização, tais como: Fernandes (2012), Hoffmann (1998) (2008) (2012), Luckesi (1995), Rabelo (1998), Russo (2012), Soares (2004) (2013), Vasconcellos (2006), Zabala (1998), Gadotti (1984), Firme (2008). Destacou-se conceitos e concepções em avaliação e alfabetização, assim como, uma apresentação e análise do documento oficial que orienta a execução do programa. Buscou-se subsídios informativos na investigação com os professores, gestores e orientadores, todos participantes do Pacto Pela Alfabetização. Conclui-se que falta a necessidade de um conhecimento mais amplo sobre a verdadeira função da avaliação especificamente na concepção do Programa. Percebeu-se que o ponto de estrangulamento da proposta, está na formação continuada dos professores. Esta deve ser calcada numa formação teórica sólida, na orientação e acompanhamento das atividades realizadas.
Abstract: This present study aims to reflect on the evaluation process in Literacy Cycle, based on the evaluation model of the Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). The study was based on several theoretical, in the area of evaluation and literacy, such as: Fernandes (2012), Hoffmann (1998) (2008) (2012), Luckesi (1995), Rabelo (1998), Russian (2012) Soares (2004) (2013), Vasconcellos (2006) Zabala (1998) Gadotti (1984), Stiff (2008). Stood out concepts and principles in assessment and literacy, as well as a presentation and analysis of the official document that guides the program. We tried to information in research grants to teachers, managers and supervisors, all participants in the Pact for Literacy. It is concluded that lack the need for a broader understanding of the true function of the evaluation specifically in program design. It was felt that the proposal bottleneck is in the continuing education of teachers. This should be grounded in a solid theoretical training, guidance and monitoring of activities.
Palavras-chave: avaliação
alfabetização
formação continuada
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3048
Data do documento: 20-Fev-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECS02022015.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons