Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30555
Tipo: TCC
Título: Idosos na educação de jovens e adultos: desafios e motivações no processo de escolarização
Autor(es): Lima, Edwiges Barbosa de
Primeiro Orientador: Furtado, Quézia Vila Flor
Resumo: O que motivou o presente estudo, foi o interesse em conhecer as dificuldades, desafios e motivações dos sujeitos da EJA, após conhecer melhor a modalidade da EJA no decorrer do curso de pedagogia e despertar um grande interesse pela área. Após aprofundar-se na área e ver a invisibilidade que existe para os idosos na área de pesquisa educacional, surgiu a curiosidade e interesse em pesquisar sobre eles. Este trabalho tem como objetivo geral, analisar os principais desafios e motivações dos sujeitos idosos da EJA no processo de escolarização. Foram estipulados quatro objetivos específicos para esse trabalho, que são eles: Caracterizar os sujeitos idosos da EJA e seu direito à educação; Examinar os principais desafios encontrados no percurso de vida escolar da pessoa idosa; Identificar suas principais dificuldades no processo de escolarização; e Investigar as motivações que levam os idosos a ingressarem atualmente na EJA. Por meio da metodologia catalogada como qualitativa, através da caracterização de pesquisa descritiva, realizada com coletas de dados durante uma entrevista com questionário estruturado com 6 estudantes idosos, matriculados nos Ciclos I e II de escolas públicas do município de João Pessoa-PB, foi feito uma análise das principais dificuldades e desafios que essas pessoas encontram ou encontraram quando decidiram retornar para a sala de aula e no seu processo de escolarização além, das motivações que os fizeram buscar a sala de aula novamente ou pela primeira vez, como foi relatado por um participante. Trazendo as contribuições teóricas de Brasil (2003), Pereira (2011), Evangelista (2021), entre outros, para que possamos dar visibilidade a essa temática tão importante mas, tão pouco comentada. Visto que, a partir dos dados coletados na pesquisa, foi possível identificar que as principais dificuldades que não permitiram seu processo de escolarização na idade dita regular, está relacionado ao trabalho infantil e os desafios que as pessoas idosas enfrentam atualmente no processo de escolarização estão relacionados aos seus condicionamento físico e cognitivo, como o cansaço, a dificuldade relacionada a visão e a mémoria, além de alguns outros fatores citados como professores despreparados e a diversidade da turma. Como motivações para incentivar a busca pela escola, o que teve predominância em resposta foi o tão sonhado término dos estudos, alguns fatores pessoais como conseguir ler a bíblia e ainda tentar tirar a carteira de habilitação, além de um tão sonhado ingresso no ensino superior.
Abstract: What motivated the present study was the interest in knowing the difficulties, challenges and motivations of EJA subjects, after getting to know the EJA modality better during the pedagogy course and awakening a great interest in the area. After delving deeper into the area and seeing the invisibility that exists for the elderly in the area of educational research, curiosity and interest in researching them emerged. This work has the general objective of analyzing the main challenges and motivations of elderly EJA subjects in the schooling process. Four specific objectives were stipulated for this work, which are: Characterizing the elderly subjects of EJA and their right to education; Examine the main challenges encountered in the elderly person’s school life journey; Identify your main difficulties in the schooling process; and Investigate the motivations that lead elderly people to currently join EJA. Using a methodology cataloged as qualitative, through the characterization of descriptive research, carried out with data collection during an interview with a structured questionnaire with 6 elderly students, enrolled in Cycles I and II of public schools in the city of João Pessoa-PB, it was carried out an analysis of the main difficulties and challenges that these people encounter or encountered when they decided to return to the classroom and in their schooling process, in addition, the motivations that made them seek the classroom again or for the first time, as reported by a participant. Bringing the theoretical contributions of Brasil (2003), Pereira (2011), Evangelista (2021), among others, so that we can give visibility to this topic that is so important but so little commented on. Since, from the data collected in the research, it was possible to identify that the main difficulties that prevented their schooling process at the so-called regular age are related to child labor and the challenges that elderly people currently face in the schooling process are related to their physical and cognitive conditioning, such as tiredness, difficulties related to vision and memory, in addition to some other factors mentioned such as unprepared teachers and the diversity of the class. As motivations to encourage the search for school, what predominated in response was the long-awaited completion of studies, some personal factors such as being able to read the Bible and still trying to get a driver's license, in addition to a long-awaited entry into higher education.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Escolarização
Idosos - educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30555
Data do documento: 5-Jul-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EBL16052024.pdf585,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons