Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30558Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Lázaro César da | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-05T18:02:24Z | - |
| dc.date.available | 2024-05-24 | - |
| dc.date.available | 2024-07-05T18:02:24Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30558 | - |
| dc.description.abstract | This research addresses playing in the early years of Elementary School. The main objective is to discuss playing in the early years of Elementary School, considering its importance for children's development and learning. To achieve the objectives, qualitative research was carried out, based on bibliography and an experience report from carrying out mandatory internships at the university. To understand the topic, a documentary research of Course Completion Works was also carried out in the repository of the Federal University of Paraíba - UFPB. The research begins with a theoretical foundation with Vygotsky and his Cultural History Theory, then presents playing in this transition process from Early Childhood Education to Elementary Education, ending with the role of playing in the appropriation of written language. Some researchers dialogue with the work to strengthen research, the two main ones are: Soares (2009) and Borba (2007). According to the analyzes carried out, considering the experiences experienced during the curricular internship, it is concluded that playing does not happen effectively in the initial years due to the demand for content, the lack of space for it to be carried out and the lack of understanding of playing as a learning. This study hopes to contribute to expanding the discussion on the topic and strengthening play within schools. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-05T18:02:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCS08052024.pdf: 831548 bytes, checksum: 6e57fc614693ceee404e69320d2fdb70 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-05T18:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCS08052024.pdf: 831548 bytes, checksum: 6e57fc614693ceee404e69320d2fdb70 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino fundamental - anos Iniciais | pt_BR |
| dc.subject | Brincar | pt_BR |
| dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.title | O brincar e sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem da linguagem escrita nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Thaís Oliveira de | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda o brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal é discutir o brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e o relato de experiência proveniente da realização dos estágios obrigatórios na universidade. Para a compreensão do tema também foi realizada uma pesquisa documental de Trabalhos de Conclusão de Curso no repositório da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A pesquisa inicia com uma fundamentação teórica com Vygotsky e sua Teoria de Histórico Cultural, em seguida apresenta o brincar nesse processo de transição da Educação Infantil e Ensino Fundamental, finalizando com o papel do brincar na apropriação da linguagem escrita. Alguns pesquisadores dialogam com o trabalho para o fortalecimento da pesquisa, os dois principais são: Soares (2009) e Borba (2007). De acordo com as análises feitas, considerando as experiências vivenciadas no estágio curricular, conclui-se que o brincar não acontece de forma efetiva nos anos iniciais devido a demanda de conteúdos, a ausência de espaço para sua realização e a falta de compreensão do brincar como aprendizagem. Este estudo espera contribuir para a ampliação da discussão sobre a temática e o fortalecimento do brincar dentro das escolas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LCS08052024.pdf | 812,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
