Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30561
Tipo: TCC
Título: Saberes escolares e o uso de estratégias lúdicas no planejamento pedagógico das professoras da educação infantil
Autor(es): Bezerril, Sandra Araújo
Primeiro Orientador: Escarião, Andréia Dutra
Resumo: O objetivo desse trabalho é compreender a importância do lúdico na visão das professoras da Educação Infantil, considerando o desenvolvimento integral da criança e a relação da ludicidade com os saberes escolares. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa com sete professoras do Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI Menino Jesus, na cidade de João Pessoa/PB, no mês de Março de 2024. O instrumento utilizado foi um questionário com 20 questões, dividido em duas partes: Na primeira foram informações sociodemográficas dos participantes e na segunda, informações sobre a importância do lúdico na educação infantil e sua relevância no ensino-aprendizagem. Para as discussões teóricas buscaram-se as contribuições de Silva e Santos (2018), Carvalho e Guizzo (2018), Nunes e Corsino (2009), Barbosa (2000, 2006, 2013), Kishimoto (2010), e outros autores que discutem o tema proposto - Educação Infantil e ludicidade. Além dos autores, existem aportes documentais que comprovam o direito à Educação Infantil no Brasil, como: CF (1988), ECA (1990), LDBEN (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2010) e a BNCC (2017). Os resultados apontam que as professoras, participantes da pesquisa, reconhecem a importância do lúdico para o ensino, aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças e buscam relacionar a ludicidade aos saberes escolares, porém mencionaram que existem desafios e obstáculos encontrados na aplicação das atividades lúdicas, que aos poucos precisam ser vencidos.
Abstract: The objective of this work is to understand the importance of playfulness in the view of Early Childhood Education teachers, considering the child's integral development and the relationship between playfulness and school knowledge. To this end, exploratory research with a qualitative approach was carried out with seven teachers from the Municipal Center for Early Childhood Education - CMEI Menino Jesus, in the city of João Pessoa/PB, in March 2024. The instrument used was a questionnaire with 20 questions, divided into two parts: In the first, there was sociodemographic information about the participants and in the second, information about the importance of play in early childhood education and its relevance in teaching-learning. For theoretical discussions, contributions were sought from Silva e Santos (2018), Carvalho e Guizzo (2018), Nunes e Corsino (2009), Barbosa (2000, 2006, 2013), Kishimoto (2010), and other authors who discuss the proposed theme - Early Childhood Education and playfulness. In addition to the authors, there are documentary contributions that prove the right to Early Childhood Education in Brazil, such as: CF (1988), ECA (1990), LDBEN (1996), RCNEI (1998), DCNEI (2010) and BNCC (2017). The results indicate that the teachers, participants in the research, recognize the importance of play for teaching, learning and the integral development of children and seek to relate playfulness to school knowledge, however they mentioned that there are challenges and obstacles encountered in the application of play activities, which little by little they need to be overcome.
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30561
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAB2805202.pdf482,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons