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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30568
Tipo: TCC
Título: A fotografia como documentação pedagógica na formação das professoras da educação infantil
Autor(es): Pontes, Andréa Guimarães
Primeiro Orientador: Galvíncio, Amanda Sousa
Resumo: A fotografia, como documentação pedagógica, é um importante documento investigativo para compreender os processos de aprendizagens tanto das crianças, quanto dos(as) docentes. Esta pesquisa investiga a formação continuada de um grupo de professoras da pré-escola e tem o objetivo geral de compreender como a fotografia pode auxiliar na análise do processo de formação das professoras da Educação Infantil no município de João Pessoa. Para isso, utilizamos da documentação pedagógica produzida no projeto “Saberes e Práticas na/da Educação Infantil” (2022-2023), que inclui além das fotografias, relatório final, roteiros de aprendizagens, cadernos de memórias e portfólio. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, explorando o potencial das fotografias e outros documentos para investigar o processo de formação das professoras, o que permite aprofundarmos nas descrições de maneira detalhada e contextualizada das imagens fotográficas selecionadas para esta pesquisa. Baseados nas ideias, principalmente, de Botega e Tomazzetti (2023), Fochi (2021), Marques e Almeida (2011), Furlanetto, (2007), Pimenta (1999), Passeggi (2011), Sonego (2010), Molina (2015) e Gobbi (2011), o estudo destaca a fotografia como documento pedagógico e histórico, capaz de promover investigação e reflexão sobre a formação das professoras. Logo, através das análises das fotografias, conseguimos perceber o processo de formação das professoras em um espaço de valorização das narrativas docentes e vivências que aproximam as práticas pedagógicas das necessidades e interesses das crianças.
Abstract: Photography, as pedagogical documentation, provides an important investigative document to comprehend the learning processes of both children and their teachers. This research investigates the continuous training process of a group of female preschool teachers and it aims to understand how photography can help in the analysis of the training process of early childhood education teachers in the city of João Pessoa. To do this, we use the pedagogical documentation produced in the project "Knowledge and Practices in/of Early Childhood Education" (2022-2023, free translation), which includes, in addition to the photographs, a final report, learning scripts, memory journals and a portfolio. The methodology follows a qualitative approach, exploring the potential of photographs and other documents to investigate the teacher training process, allowing a deeper dive into the descriptions of the photographic images selected for this research, in a detailed and contextualized way. Based mainly on the ideas of Botega and Tomazzetti (2023), Fochi (2021), Marques and Almeida (2011), Furlanetto (2007), Pimenta (1999), Passeggi (2011), Sonego (2010), Molina (2015) and Gobbi (2011), the study highlights photography as a historical and pedagogical document, capable of promoting investigation and reflection on teacher training. Therefore, through analysis of the photographs, we were able to understand the teachers’ training process in a space committed to valuing teaching narratives and experiences that bring pedagogical practices closer to the children's needs and interests.
Palavras-chave: Fotografia
Formação docente
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30568
Data do documento: 3-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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