Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3057| Tipo: | TCC |
| Título: | Música na prática docente como estímulo ao aprendizado da Língua espanhola |
| Autor(es): | Gea, Daniela Alejandra de Paco de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Luceni Caetano da |
| Resumo: | A música é uma manifestação artística e cultural de um povo. Ela é um veículo da linguagem, e a partir dela, é possível externar os sentimentos e expressões, pois, possui uma ligação direta com o sentido emocional do ser humano. Dessa forma, pode ser uma ferramenta de grande potencial didático, pois trata-se de um material motivador que estimula o aprendizado da língua estrangeira (LE) de forma lúdica, favorecendo a discussão e a comunicação entre os aprendizes. Com a música, a língua espanhola pode ser trabalhada a partir de inúmeras perspectivas, favorecendo a prática das quatro habilidades: leitura, escrita, compreensão oral e compreensão linguística. Ela possibilita a assimilação de estruturas linguísticas além de estimular os alunos à literatura, reforçando também o vínculo entre a língua e a cultura. Este trabalho consiste inicialmente em uma pesquisa que fundamente em aportes teóricos, através de alguns autores como Gardner (1995) e Krashen (1982), entre outros, que nos permite identificar e compreender aspectos históricos e culturais que marcaram a trajetória da música através dos tempos; além de compreender o seu funcionalismo no cérebro a partir das inteligências múltiplas e de fatores afetivos como dinamizadores para o aprendizado. Posteriormente, para fundamentar este estudo, realiza-se uma pesquisa quanti-qualitativa, visando comprovar a eficácia do tema em questão, a partir de entrevistas com professores e questionários com perguntas objetivas e discursivas, aplicado com alunos do Curso de Férias da Língua Espanhola do Centro de Línguas da Paraíba. Em suma, esta pesquisa tende a evidenciar como a música pode favorecer a execução de atividades didáticas, como forma de incentivo ao aprendizado da língua espanhola. |
| Abstract: | La música es una expresión del arte y de la cultura de un pueblo. Es un vehículo de la lengua, que possibilita expresar sentimientos y expresiones, porque tiene una relación directa con el sentido emocional del ser humano. Por eso, puede ser una herramienta de gran potencial de la enseñanza, ya que se trará de un material motivador que fomenta al aprendizaje de la lengua extranjera (LE) de una manera divertida, estimulando al debate y a la comunicación entre los alumnos. Con la música, en la lengua española, es posible trabajar a partir de muchos puntos de vista, favorecendo la práctica de las cuatro habilidades: lectura, escritura, comprensión auditiva y comprensión del lenguaje. Permite la asimilación de estructuras lingüísticas, además de estimular los aprendices a la literatura, fortaleciendo el vínculo entre la lengua y la cultura. Este trabajo se trata inicialmente, en hacer un estudio más profundo para fundamentar a través de la teoría de algunos autores como Gardner (1995) y Krashen (1982), entre otros, perrmitiendonos identificar y entender los aspectos históricos y culturales que han marcado la historia de la música a través del tempo; además de la comprensión de su funcionalismo en el cérebro con las inteligencias múltiples y los factores afectivos como forma de facilitar el aprendizaje. Para finalizar, este estudio, se ha realizado una investigación cuantitativa y cualitativa, con la finalidad de demostrar la eficacia del tema tratado, a partir de entrevistas con professores, además de los cuestionarios y datos objetivos y discursivos, aplicados con los estudiantes del Curso de Vacaciones de Lengua Española del Centro de Idiomas de Paraíba. En resumen, esta investigación tiende a mostrar cómo la música puede facilitar la realización de actividades educativas, como forma de fomentar al aprendizaje de la lengua espanhola. |
| Palavras-chave: | Língua estrangeira - Música Língua Espanhola Música – Ensino-Aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3057 |
| Data do documento: | 6-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAPG06092013.pdf | 714,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
