Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30571
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A presença Indígena no curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB |
Título(s) alternativo(s): | The presence of indigenous people in the Bilingual Executive Secretarial Course at UFPB |
Autor(es): | Moreira, Laura Helena Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo comentar acerca da existência indígena no curso de Secretariado Executivo Bilíngue, marcada por se tratar de um grande quantitativo de discentes matriculados no curso, uma vez que essa predominância irá refletir de forma direta em diversas atuações secretariais dentro e fora das aldeias desses discentes. Sendo assim, o intuito deste estudo é saber a opinião dos alunos indígenas sobre o curso de Secretariado Executivo Bilíngue1 , apontando desde o ambiente ao qual fazem parte na instituição, até as avaliações individuais sobre a sua preparação acadêmica. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa quantitativa sendo um levantamento de estudo de campo descritiva. Realizada com os discentes indígenas matriculados de diferentes períodos, utilizando um formulário de forma remota e posteriormente aplicado em sala de aula, analisando respostas individuais de cada participante, de modo que se fazem presentes opiniões diferentes acerca das perguntas realizadas. Os resultados demonstram que é sempre possível fazer melhorias, mas que o curso de Secretariado tem tido uma boa avaliação por muitos discentes indígenas desse curso, mesmo por aqueles que não almejam trabalhar nas aldeias. |
Abstract: | The aim of this paper is to discuss the existence of indigenous people on the Bilingual Executive Secretarial course, given that there are a large number of students enrolled on the course, since this predominance will have a direct impact on their various secretarial activities in and outside their villages. Therefore, the aim of this study is to find out what indigenous students think about the Bilingual Executive Secretarial course, from the environment they are part of at the institution to their individual assessments of their academic preparation. The results were obtained through a quantitative, descriptive field study survey. This approach was carried out with indigenous students enrolled in different periods, using a form remotely and then applied in the classroom, analyzing individual responses from each participant, so that different opinions are present about the questions asked. The results show that there is always room for improvement, but that the secretarial course has been highly rated by many indigenous students, even those who do not wish to work in the villages. |
Palavras-chave: | Secretariado executivo Presença indígena Comunidade indígena |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30571 |
Data do documento: | 9-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laura Helena Silva Moreira_TCC.pdf | TCC | 310,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Laura Helena Silva Moreira_TERMO.pdf | TERMO | 339,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons