Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Rosicleide Fernandes-
dc.date.accessioned2024-07-08T15:00:56Z-
dc.date.available2024-07-08T15:00:56Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30583-
dc.description.abstractThe present monograph has as its theme “Playfulness in the Teaching-Learning Process of Children in Early Childhood Education.” the study of playfulness in the teaching-learning process in Early Childhood Education is essential because it recognizes that children learn better when engaged in playful activities. Playfulness stimulates creativity, imagination, socialization, and the cognitive, emotional, and motor development of children. The overall objective of this monographic work was to investigate the contributions of playfulness in the construction of the teaching-learning process for children in Early Childhood Education. The specific objectives were to analyze the importance of playfulness in children´s learning in Early Childhood Education, identify how pedagogical work with playfulness is proposed in official documents related to Early Childhood Education, and develop and propose activities involving playfulness for children in Early Childhood Education. The methodology involved a bibliographic survey on the topic, aiming to build a theoretical foundation based on authors such as Kishimoto (1996 and 2010), Luckesi (2005), Dias (2013), among others. The results, based on the reflections made, demonstrate that didactic work using playfulness in Early Childhood Education, when well-planned, positively contributes to the teaching- learning process for children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T15:00:45Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RosicleideFernandesPereira_TCC.pdf: 20378848 bytes, checksum: 1acd01e91d468334e50cd8cceb6e886f (MD5) RosicleideFernandesPereira_TERMO.pdf: 222094 bytes, checksum: 278b8279e24cdab874b91b1dbad15f18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-07-08T15:00:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RosicleideFernandesPereira_TCC.pdf: 20378848 bytes, checksum: 1acd01e91d468334e50cd8cceb6e886f (MD5) RosicleideFernandesPereira_TERMO.pdf: 222094 bytes, checksum: 278b8279e24cdab874b91b1dbad15f18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T15:00:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RosicleideFernandesPereira_TCC.pdf: 20378848 bytes, checksum: 1acd01e91d468334e50cd8cceb6e886f (MD5) RosicleideFernandesPereira_TERMO.pdf: 222094 bytes, checksum: 278b8279e24cdab874b91b1dbad15f18 (MD5) Previous issue date: 2024-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de crianças da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Francisca Terezinha Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 08/07/2024pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como tema “A ludicidade no Processo de Ensinoaprendizagem de crianças da Educação Infantil”. O estudo sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil é fundamental porque reconhece que as crianças aprendem melhor quando estão envolvidas em atividades lúdicas. A ludicidade estimula a criatividade, a imaginação, a socialização e o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças. Este trabalho monográfico teve como objetivo geral, investigar as contribuições da ludicidade na construção do processo de ensino-aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e os objetivos específicos foram: analisar a importância da ludicidade na aprendizagem das crianças na Educação Infantil; identificar em documentos oficiais sobre a Educação Infantil, como está proposto o trabalho pedagógico com a ludicidade; elaborar e propor atividades envolvendo a ludicidade para crianças da Educação Infantil. A metodologia desenvolvida envolveu um levantamento bibliográfico sobre a temática, com a intenção de construir uma base teórica a partir de autores como Kishimoto (1996 e 2010), Luckesi (2005), Dias (2013), entre outros. Os resultados, a partir das reflexões feitas, mostram que o trabalho didático com o uso da ludicidade na Educação Infantil, se bem planejado, contribuirá positivamente com o processo de ensino-aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosicleideFernandesPereira_TCC.pdfTCC19,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RosicleideFernandesPereira_TERMO.pdfTERMO216,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons