Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30583
Tipo: TCC
Título: A ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil
Autor(es): Pereira, Rosicleide Fernandes
Primeiro Orientador: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: A presente monografia tem como tema “A ludicidade no Processo de Ensinoaprendizagem de crianças da Educação Infantil”. O estudo sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil é fundamental porque reconhece que as crianças aprendem melhor quando estão envolvidas em atividades lúdicas. A ludicidade estimula a criatividade, a imaginação, a socialização e o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças. Este trabalho monográfico teve como objetivo geral, investigar as contribuições da ludicidade na construção do processo de ensino-aprendizagem das crianças da Educação Infantil, e os objetivos específicos foram: analisar a importância da ludicidade na aprendizagem das crianças na Educação Infantil; identificar em documentos oficiais sobre a Educação Infantil, como está proposto o trabalho pedagógico com a ludicidade; elaborar e propor atividades envolvendo a ludicidade para crianças da Educação Infantil. A metodologia desenvolvida envolveu um levantamento bibliográfico sobre a temática, com a intenção de construir uma base teórica a partir de autores como Kishimoto (1996 e 2010), Luckesi (2005), Dias (2013), entre outros. Os resultados, a partir das reflexões feitas, mostram que o trabalho didático com o uso da ludicidade na Educação Infantil, se bem planejado, contribuirá positivamente com o processo de ensino-aprendizagem das crianças.
Abstract: The present monograph has as its theme “Playfulness in the Teaching-Learning Process of Children in Early Childhood Education.” the study of playfulness in the teaching-learning process in Early Childhood Education is essential because it recognizes that children learn better when engaged in playful activities. Playfulness stimulates creativity, imagination, socialization, and the cognitive, emotional, and motor development of children. The overall objective of this monographic work was to investigate the contributions of playfulness in the construction of the teaching-learning process for children in Early Childhood Education. The specific objectives were to analyze the importance of playfulness in children´s learning in Early Childhood Education, identify how pedagogical work with playfulness is proposed in official documents related to Early Childhood Education, and develop and propose activities involving playfulness for children in Early Childhood Education. The methodology involved a bibliographic survey on the topic, aiming to build a theoretical foundation based on authors such as Kishimoto (1996 and 2010), Luckesi (2005), Dias (2013), among others. The results, based on the reflections made, demonstrate that didactic work using playfulness in Early Childhood Education, when well-planned, positively contributes to the teaching- learning process for children.
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Ensino-Aprendizagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30583
Data do documento: 8-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosicleideFernandesPereira_TCC.pdfTCC19,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RosicleideFernandesPereira_TERMO.pdfTERMO216,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons