Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Lucas Vinícius Tavares de-
dc.date.accessioned2024-07-08T17:27:14Z-
dc.date.available2024-05-28-
dc.date.available2024-07-08T17:27:14Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30590-
dc.description.abstractThe present work deals with the practice of a literacy teacher and aimed to investigate how the aforementioned teacher, responsible for a 1st year elementary school class, mediated the literacy process. To achieve this objective, it was necessary to understand the teacher's conception of literacy, identify how the aforementioned professional organized her pedagogical practice with a focus on literacy and analyze the activities and resources proposed by her with a view to children's literacy. To this end, a qualitative research study was carried out, with the aforementioned professional as the research subject. As data collection instruments, semi-structured interviews, participant observation, as well as document analysis were used. The basis of this work is based on studies by Soares (2010), Smolka (2012), Morais (2005), Freire (1983) Tardif (2002), Peres (2022), among others. The results of this research demonstrate that the teaching practice was guided by work focused on literacy, combining mechanical activities of repetition and memorization of letters and syllabic patterns, as well as teaching strategies aligned with reflection and playfulness, such as games and games, as well as the moments dedicated to reading, as evidenced by the interviewee. However, during the observations, mediation was found to be more aligned with a traditional perspective of literacy permeated by the intention of helping all children in consolidating the literacy process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-08T17:27:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVTA28052024.pdf: 786526 bytes, checksum: fbeba791c3b33c83230780e625940b28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-08T17:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LVTA28052024.pdf: 786526 bytes, checksum: fbeba791c3b33c83230780e625940b28 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática alfabetizadorapt_BR
dc.titleA prática de uma alfabetizadora no 1º ano do ensino fundamental: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Ildo Salvino de-
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a prática de uma professora alfabetizadora e objetivou investigar como a referida docente, responsável por uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, mediava o processo de alfabetização. Para atingir este objetivo fez-se necessário compreender a concepção de alfabetização da docente, identificar como a referida profissional organizava a sua prática pedagógica com foco na alfabetização e analisar as atividades e recursos propostos por ela tendo em vista a alfabetização das crianças. Para tanto, realizou-se, então, uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como sujeito da pesquisa a referida profissional. Como instrumentos de coleta de dados, foram empregados a entrevista semiestruturada, a observação participante, bem como a análise documental. A fundamentação deste trabalho norteia-se a partir dos estudos de Soares (2010), Smolka (2012), Morais (2005), Freire (1983) Tardif (2002), Peres (2022), entre outros. Os resultados desta pesquisa demonstram que a prática da docente era norteada por um trabalho voltado à alfabetização, conciliando atividades mecânicas de repetição e memorização de letras e padrões silábicos, além de estratégias de ensino alinhadas à reflexão e ludicidade, a exemplo dos jogos e brincadeiras, bem como os momentos destinados à leitura, conforme evidenciou a entrevistada. Contudo, durante as observações constatou-se uma mediação mais alinhada a uma perspectiva tradicional de alfabetização perpassada pela intencionalidade de auxiliar todas as crianças na consolidação do processo de alfabetização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LVTA28052024.pdf768,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons