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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30599| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Estudo sobre conservadorismo entre os alunos de ciências contábeis na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. |
| Autor(es): | Azevedo, Lahys da Silva Quintão Azevedo |
| Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar o conservadorismo dos alunos dos primeiros períodos em relação aos alunos dos últimos períodos da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV - Mamanguape. Para tal investigação, foi utilizado métodos qualitativos e quantitativos por meio de um questionário, aplicados a alunos dos 1º, 2º, 9º e 10º semestres da graduação, que foram abordados dados pessoais e pontos de vista sobre decisões financeiras que envolvem perdas e ganhos incertos. Na primeira situação apresentada, considerando o reconhecimento de receitas quando há maior probabilidade de não ocorrência, os alunos que apresentaram atitudes consideradas conservadoras, foram dos primeiro e segundo semestres. Já em relação às provisões para perdas, considerando probabilidades de ocorrência, grande parte adotou uma abordagem conservadora e por mais uma vez a maioria dos respondentes foram dos dois primeiros semestres do curso. Também foi identificado que a maioria dos discentes concordaram totalmente e parcialmente que os princípios contábeis conservadores são essenciais para a transparência e confiabilidade das demonstrações financeiras. Os resultados revelaram uma tendência conservadora entre os participantes, especialmente dos alunos que estão ingressando na graduação. Além disso, na realização do teste qui-quadrado, foi observado que houve associação entre o gênero e renda familiar na questão de reconhecimento de receitas com maior probabilidade de não ocorrer; e observou-se também uma forte associação entre o período do curso em relação ao reconhecimento de provisões de perdas. Os alunos iniciantes mostraram-se também abertos a novas ideias, sugerindo que no decorrer da formação acadêmica haja novas perspectivas sobre práticas contábeis e financeiras de tal modo a concluir a graduação menos conservadores, visto que optaram na maioria das abordagens por situações não conservadoras. Dessa forma, concluiu-se que alunos dos primeiro e segundo semestres mostram-se mais conservadores a discentes que estão no fim dos estudos acadêmicos. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Conservadorismo Contabilidade Alunos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30599 |
| Data do documento: | 30-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
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