Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060
Tipo: TCC
Título: Compreensão leitora a partir dos gêneros textuais do jornalismo no livro didático de ELE
Autor(es): Carvalho, Danielle Lima de
Primeiro Orientador: Martorelli, Ana Berenice Peres
Resumo: Tomando como base a leitura dos pressupostos teóricos sobre os gêneros textuais, centrados nos estudos de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré e Ferrari (1993) e Crimilda Medina (2001), e dos documentos oficiais para a educação, PNLD, PCNEM, OCEM e LDBEN procuramos ver se a coleção de livros adotada pelas escolas públicas do estado da Paraíba, Síntesis – Curso de Lengua Española; atende ao que rege os documentos no que se refere ao trabalho com a compreensão textual. O primeiro passo desta pesquisa foi conceituar gênero textual e classificar os gêneros do jornalismo impresso. Em seguida analisamos as atividades de interpretação de texto, elaboradas a partir dos gêneros textuais do jornalismo: reportagem, notícias e os gêneros textuais do jornalismo de opinião: comentário, artigo, resenha ou crítica e carta. Por último, investigamos se as atividades elaboradas ajudam na formação de um aluno com consciência do seu papel como cidadão e com consciência crítica, capaz de interagir na língua estrangeira que está aprendendo.
Abstract: Basados en la lectura de los supuestos teóricos sobre los géneros textuales, centrados en los estudios de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré y Ferrari (1993), y Crimilda Medina (2001), y de los documentos oficiales para la educación, PNLD, PCNEM, OCEM, LDBEN, buscamos ver si la colección de libros adoptada por las escuelas públicas en el estado de Paraíba, Síntesis - Curso de Lengua Española, presenta lo que dice los documentos con respecto al trabajo con la comprensión textual. El primer paso de esta investigación consistió en conceptualizar y clasificar los géneros del periodismo escrito. A continuación se analizan las actividades de interpretación de textos, extraídos de los géneros periodísticos: reportaje, noticias y géneros de periodismo de opinión, comentario, artículo, reseña o crítica y carta. Por último, hemos investigado si las actividades elaboradas ayudan en la formación de un estudiante con conciencia de su papel como ciudadanos y la conciencia crítica, capaces de interactuar en la lengua extranjera que está aprendiendo.
Palavras-chave: Gênero textual
Livro didático
Língua espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060
Data do documento: 6-Set-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLC06092013.pdf7,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons