Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060
metadata.dc.type: TCC
Title: Compreensão leitora a partir dos gêneros textuais do jornalismo no livro didático de ELE
metadata.dc.creator: Carvalho, Danielle Lima de
metadata.dc.contributor.advisor1: Martorelli, Ana Berenice Peres
metadata.dc.description.resumo: Tomando como base a leitura dos pressupostos teóricos sobre os gêneros textuais, centrados nos estudos de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré e Ferrari (1993) e Crimilda Medina (2001), e dos documentos oficiais para a educação, PNLD, PCNEM, OCEM e LDBEN procuramos ver se a coleção de livros adotada pelas escolas públicas do estado da Paraíba, Síntesis – Curso de Lengua Española; atende ao que rege os documentos no que se refere ao trabalho com a compreensão textual. O primeiro passo desta pesquisa foi conceituar gênero textual e classificar os gêneros do jornalismo impresso. Em seguida analisamos as atividades de interpretação de texto, elaboradas a partir dos gêneros textuais do jornalismo: reportagem, notícias e os gêneros textuais do jornalismo de opinião: comentário, artigo, resenha ou crítica e carta. Por último, investigamos se as atividades elaboradas ajudam na formação de um aluno com consciência do seu papel como cidadão e com consciência crítica, capaz de interagir na língua estrangeira que está aprendendo.
Abstract: Basados en la lectura de los supuestos teóricos sobre los géneros textuales, centrados en los estudios de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré y Ferrari (1993), y Crimilda Medina (2001), y de los documentos oficiales para la educación, PNLD, PCNEM, OCEM, LDBEN, buscamos ver si la colección de libros adoptada por las escuelas públicas en el estado de Paraíba, Síntesis - Curso de Lengua Española, presenta lo que dice los documentos con respecto al trabajo con la comprensión textual. El primer paso de esta investigación consistió en conceptualizar y clasificar los géneros del periodismo escrito. A continuación se analizan las actividades de interpretación de textos, extraídos de los géneros periodísticos: reportaje, noticias y géneros de periodismo de opinión, comentario, artículo, reseña o crítica y carta. Por último, hemos investigado si las actividades elaboradas ayudan en la formación de un estudiante con conciencia de su papel como ciudadanos y la conciencia crítica, capaces de interactuar en la lengua extranjera que está aprendiendo.
Keywords: Gênero textual
Livro didático
Língua espanhola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060
Issue Date: 6-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DLC06092013.pdf7,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons