Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3061
Tipo: TCC
Título: La implantación del idioma español en el curriculo escolar brasileño: la enseñanza de lengua dentro de una visión glotopolítica
Autor(es): Ferreira, Daniella de Melo Vanderlei
Primeiro Orientador: Escalante, María del Pilar Roca
Resumo: Atualmente vivemos em um mundo globalizado no qual a necessidade de domínio de uma língua estrangeira já se tornou, praticamente, uma exigência. Cada vez mais aumenta o número de pessoas que buscam estudar uma língua estrangeira e, inclusive, ampliam estes estudos com aprendizagem de um segundo idioma. Este cenário atual exige novas regulamentações jurídicas no campo do ensino de idiomas e a criação de programas educativos que possam atender a esta nova realidade. Dentro deste cenário, nosso trabalho tem por objetivo buscar uma explicação para não inserção do espanhol no currículo do Ensino Fundamental 1 nas escolas brasileiras. Para tanto, propomos uma base teórica com as definições de conceitos como glotopolítica e políticas linguísticas, que usamos para desenvolver uma análise da implantação do espanhol no sistema educacional brasileiro em diversos momentos de nossa história. Em especial, nos concentraremos no projeto educativo que acompanha a formação do Mercosur e nas implicações que este acordo político/econômico traz para a educação com a necessidade de um Mercosur educativo que influencia de forma direta no ensino do espanhol no Brasil. Fundamentados nesta visão glotopolítica, sentimos a necessidade de trazer os conhecimentos desenvolvidos ao longo do trabalho para a realidade do nosso estado, Paraíba, para proporcionar uma reflexão mais ampla no âmbito da nossa ação como professores de língua estrangeira, o espanhol.
Abstract: Actualmente vivimos en un mundo globalizado, en el cual la necesidad de dominio de una lengua extranjera ya se ha convertido, prácticamente, en una exigencia. Cada vez más aumenta el número de personas que busca estudiar una lengua extranjera, inclusive, amplían estos estudios con el aprendizaje de un segundo idioma. Este escenario actual exige nuevas reglamentaciones jurídicas en el área de la enseñanza de lengua y la creación de programas educativos que puedan atender a esta nueva realidad. Para ello, proponemos una base teórica con definiciones de conceptos como glotopolítica y políticas lingüísticas, de las que nos valemos para desarrollar un análisis de la implantación del español en el sistema educacional brasileño en diversos momentos de nuestra historia. En especial, nos detenemos en el proyecto educativo que lleva aparejado la formación del Mercosur y en las implicaciones que este acuerdo político/económico trae para la educación con la necesidad de un Mercosur educativo que influya de forma directa en la enseñanza del español en Brasil. Basados en esta visión glotopolítica, sentimos la necesidad de traer los conocimientos desarrollados a lo largo del trabajo a la realidad de nuestro estado, Paraíba, para posibilitar una reflexión más amplia en el ámbito de nuestra acción como profesores de lengua extranjera, el español.
Palavras-chave: Glotopolítica
Políticas linguísticas
Mercosul
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: spa
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3061
Data do documento: 14-Mar-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMVF14032014.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons