Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30610
Tipo: TCC
Título: Ludicidade e prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Bezerra, Ame Valeska da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Idelsuite de Sousa
Resumo: O presente trabalho aborda a ludicidade como objeto de estudo, focalizando a prática pedagógica sob ponto de vista da atuação docente. A pesquisa teve como objetivo geral analisar como as professoras concebem e utilizam a ludicidade no trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: captar o posicionamento das professoras sobre ludicidade; compreender como as professoras utilizam a ludicidade no trabalho pedagógico com as crianças do 2º ao 5º ano, e identificar estratégias utilizadas pelas professoras para o desenvolvimento de vivências lúdicas com as crianças maiores. O interesse pela investigação surgiu das vivências nos estágios do curso de graduação em Pedagogia e da participação em cursos de extensão. A fundamentação teórica baseou-se em autores, como Luckesi (2000), Lopes (1998), Borba (2007), Maluf (2003), Rau (2013), entre outros. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, cuja coleta foi desenvolvida através de um formulário on line, elaborado na plataforma google. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário constituído de dez perguntas subjetivas. Constituem os sujeitos da pesquisa dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas estaduais da cidade de João Pessoa/PB. A seleção das escolas e dos sujeitos da pesquisa levou em consideração os contatos da pesquisadora por ocasião dos estágios supervisionados I e II, do curso de Pedagogia, mantidos com as equipes das escolas. Os dados foram tabulados e analisados de acordo com as referências que respaldam o trabalho. Os resultados indicam que as profissionais entrevistadas concebem que a ludicidade e as atividades lúdicas contribuem para a aquisição do conhecimento e desenvolvimento da prática pedagógica. No entanto, a utilização dos aspectos lúdicos com crianças do 2º ao 5º ano ainda é pouco expressiva. A ludicidade é incorporada apenas em momentos pontuais, com tempo limitado e em espaço restrito, bem como as estratégias utilizadas em sala de aula, o que aponta ser um recurso secundário à prática das professoras envolvidas na pesquisa. Além disso, o processo formativo das professoras constitui um ponto nevrálgico, uma vez que não dispõem de formação suficiente sobre o tema e os aportes teóricos inexistem ou são em diminuta quantidade. Conclui-se que a efetivação da ludicidade com crianças maiores ainda é uma conquista a ser realizada. A não utilização da ludicidade acarreta práticas que não consideram o envolvimento da criança em experiências significativas, resultando na utilização de atividades exaustivas e desinteressantes, promovendo assim um ambiente desmotivador, interferindo negativamente na rotina escolar e no processo de aprendizagem.
Abstract: The present work addresses playfulness as the object of study, focusing on pedagogical practice from the perspective of teaching performance. The research aimed to analyze how teachers conceive and use playfulness in pedagogical work in the Early Years of Elementary School. For this purpose, the following specific objectives were outlined: to capture teachers' positions on playfulness; to understand how teachers use playfulness in pedagogical work with children from 2nd to 5th grade, and to identify strategies used by teachers for the development of playful experiences with older children. The interest in the research arose from experiences in internships during the undergraduate course in Pedagogy and participation in extension courses. The theoretical framework was based on authors such as Luckesi (2000), Lopes (1998), Borba (2007), Maluf (2003), Rau (2013), among others. Methodologically, field research was conducted, using a qualitative approach, with data collection developed through an online form created on the Google platform. The research subjects are ten teachers from the early years of Elementary School, from two public state schools in the city of João Pessoa/PB. The selection of schools and research subjects took into account the researcher's contacts during supervised internships I and II of the Pedagogy courses, maintained with the school teams. The data collection instrument used was a questionnaire consisting of ten subjective questions. The data were tabulated and analyzed according to the references that support the work. The results indicate that the interviewed professionals believe that playfulness and playful activities contribute to knowledge acquisition and cognitive development. However, the use of playful aspects in pedagogical practice with children from 2nd to 5th grade is still not very significant. Playfulness is only incorporated in specific moments, with limited time and space, as well as the strategies used in the classroom, indicating it to be a secondary resource to the practice of the teachers involved in the research. Furthermore, the teachers' formative process is a critical point, as they do not have sufficient training on the topic and theoretical contributions are either nonexistent or in small quantities. It is concluded that the implementation of playfulness with older children is still a goal to be achieved. The non-use of playfulness results in practices that do not consider the child's involvement in meaningful experiences, leading to the use of exhaustive and uninteresting activities, thus promoting a demotivating environment, negatively impacting the school routine and the learning process.
Palavras-chave: Ludicidade
Prática pedagógica
Anos iniciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30610
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVSB290552024.pdf764,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons