Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30612
Tipo: TCC
Título: Identidades estéticas das infâncias e crianças negras nas obras literárias “meu crespo é de rainha” e “amoras”
Autor(es): Silva, Andressa Evelin Oliveira da
Primeiro Orientador: Lima, Dayana Raquel Pereira de
Resumo: As noções de infâncias e crianças como conhecemos hoje nem sempre existiu, são construídas e modificadas historicamente. Este processo não foi uniforme para todas elas, sobretudo, quando consideramos as diferenças e desigualdades produzidas pelos marcadores sociais, de raça, gênero/sexualidade e etnia (ARIÈS, 1986; ABRAMOWICZ & OLIVEIRA, 2012). Esta monografia objetiva apresentar as identidades estéticas das crianças e infâncias negras nos livros de literatura infantil “Meu crespo é de rainha”, escrito pela ativista negra Bell Hooks (2018) e “Amoras” do rapper negro brasileiro Emicida (2018). As obras foram escolhidas por fazerem parte dos dois últimos Guias do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático, 2018 e 2022), destinadas à Educação Infantil. No ano de 1996, a lei n° 8.069, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) regulamentou e definiu a Educação Infantil como etapa da educação básica, organizada em creches (crianças de até 3 anos) e pré-escolas (crianças de 4 a 6 anos de idade). No entanto, a regulamentação da Educação Infantil como etapa da educação no Brasil, historicamente, apresenta lacunas e ausências na abordagem das temáticas étnico-raciais (SOUZA & CARVALHO, 2022). Metodologicamente, este trabalho foi construído por intermédio de levantamento bibliográfico das produções acadêmicas sobre a temática (teses, dissertações, artigos e livros) e análise de conteúdo comparativa dos referidos livros literários (SEVERINO, 1941). Consideramos que as escolhas didáticas e pedagógicas que fazemos no espaço escolar – principalmente na Educação Infantil, onde o currículo é flexível e moldável a critério da professora e professor regente da turma – podem impactar e ajudar na construção de um senso de diferença e identidade positivos, que foque nas singularidades das crianças. Do contrário, quando as diferenças são tratadas de modo pejorativo, reforçam a estrutura racista, ao enaltecer os traços da branquitude como modelo estético a ser seguido (SILVA, 1999; BENTO, 2012; CAVALLEIRO, 2012; TRINIDAD, 2012). Consideramos também que as análises comparativas das obras retratam, de forma lúdica, precisa e de fácil compreensão, as diferentes belezas presentes nas crianças negras. Os livros com temáticas sobre diversidade cultural e racial devem ser usados nas escolas para conduzirem a elaboração de projetos didáticos e/ou práticas pedagógicas ao longo de todo ano letivo, promovendo uma educação antirracista desde a primeira infância.
Abstract: The notions of childhood and children as we know them today have not always existed; they have been constructed and modified historically. This process has not been uniform for all of them, especially when we consider the differences and inequalities produced by social markers of race, gender/sexuality and ethnicity (ARIÈS, 1986; ABRAMOWICZ & OLIVEIRA, 2012). This monograph aims to present the aesthetic identities of black children and childhoods in the children's literature books "Meu crespo é de rainha", written by black activist Bell Hooks (2018) and "Amoras" by black Brazilian rapper Emicida (2018). The books were chosen because they were part of the last two PNLD Guides (National Book and Teaching Material Program, 2018 and 2022), aimed at Early Childhood Education. In 1996, Law No. 8.069, the LDB (Law of Guidelines and Bases of National Education) regulated and defined Early Childhood Education as a stage of basic education, organized into nurseries (children up to 3 years old) and preschools (children aged 4 to 6 years old). However, the regulation of Early Childhood Education as a modality in Brazil has historically presented gaps and absences in the approach to ethnicracial issues (SOUZA & CARVALHO, 2022). Methodologically, this work was constructed through a bibliographic survey of academic productions on the subject (theses, dissertations, articles and books) and comparative content analysis of the aforementioned literary books (SEVERINO, 1941). We believe that the didactic and pedagogical choices we make in the school environment - especially in Early Childhood Education, where the curriculum is flexible and can be shaped at the discretion of the class teacher - can have an impact and help to build a positive sense of difference and identity, focusing on children's singularities. On the other hand, when differences are treated in a pejorative way, they reinforce the racist structure by praising the traits of whiteness as an aesthetic model to be followed (SILVA, 1999; BENTO, 2012; CAVALLEIRO, 2012; TRINIDAD, 2012). We also believe that the comparative analyses of the works portray, in a playful, precise and easy-to-understand way, the different beauties present in black children. Books on cultural and racial diversity should be used in schools to guide the development of didactic projects and/or pedagogical practices throughout the school year, promoting anti-racist education from early childhood onwards.
Palavras-chave: Educação infantil
Identidades estéticas negras
Livros infantojuvenis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30612
Data do documento: 5-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AEOS03062024.pdf707,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons