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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30614
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelagem de processos de negócio: estudo em uma empresa do setor de bares e restaurantes
Autor(es): Costa, Alan Carlos Franco
Resumo: Em um contexto organizacional cada vez mais competitivo, a construção de uma modelagem dos processos de negócio apresenta-se como uma ferramenta fundamental para representar as operações de uma empresa a fim de assegurar maior controle, evitar retrabalhos e diminuir os possíveis gargalos existentes. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os processos organizacionais de uma empresa do setor de bares e restaurantes à luz da modelagem dos processos de negócio. O referencial teórico discutiu a gestão por processos, o mapeamento e a modelagem de processos e a Business Process Model and Notation (BPMN). A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa, se caracterizando por sua natureza exploratória-descritiva. A técnica de coleta empregado foi uma entrevista com a gestora da organização, além da observação não-participante. Os resultados apontam para a existência dos processos de negócio identificados pelo atendimento ao cliente, produção e compras, além de um incipiente processo de promoção do estabelecimento, sendo os processos de atendimento ao cliente e produção considerados críticos baseado na avaliação realizada mediante o uso da matriz GUT. Outrossim, algumas das melhorias propostas refletem para ações voltadas à criação de indicadores de desempenho e um manual por escrito das atividades. Por fim, as considerações finais apontam para uma nova ótica dos processos de negócio atual da empresa estudada, à medida que é possível aplicar métodos da gestão por processos que contribuam na administração da empresa
Abstract: In an increasingly competitive organizational context, the construction of a business process modeling presents itself as a fundamental tool for representing a company's operations in order to ensure greater control, avoid rework and reduce possible existing bottlenecks. Therefore, the general objective of this work is to analyze the organizational processes of a company in the bar and restaurant sector in light of business process modeling. The theoretical framework discussed process management, process mapping and modeling and the Business Process Model and Notation (BPMN). The methodology used consisted of a qualitative approach, characterized by its exploratory-descriptive nature. The collection technique used was an interview with the organization's manager, in addition to non-participant observation. The results point to the existence of business processes identified by customer service, production
Palavras-chave: Processos de negócio
Modelagem dos processos de negócio
BPMN
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30614
Data do documento: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Administração

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