Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30616
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Qualidade de vida no trabalho: um estudo com docentes do curso de administração do campus IV/UFPB |
Autor(es): | Silva, Myvia Freitas da |
Resumo: | A Qualidade de Vida no Trabalho é fator primordial para o bem-estar de qualquer pessoa no ambiente laboral, com vista à máxima produtividade. Com isso, este estudo objetiva identificar os fatores que influenciam na qualidade de vida dos docentes do curso de Administração do Campus IV/UFPB balizado pelo modelo de Walton (1973). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e descritiva com aplicação de método dedutivo por meio do uso de questionário composto por 4 questões de caracterização de perfil e 16 questões específicas a respeito do modelo citado para um total de 18 respondentes. Os dados foram analisados por meio estatística descritiva. Os resultados evidenciaram uma percepção geral positiva pelos docentes participantes em relação aos aspectos de equidade salarial, autonomia e oportunidade de crescimento profissional. No entanto, os aspectos de segurança no local de trabalho, recursos estruturais e tecnológicos, bem como comunicação eficaz sobre normas foram apontados como sendo necessários para a realização de melhorias. Portanto, conclui-se que esses resultados colaboram para a gestão universitária repensar sobre o fomento de suas políticas de bem-estar para obter maior satisfação de seus docentes em relação a qualidade de vida no trabalho. |
Abstract: | Quality of Life at Work is a key factor for the well-being of anyone in the workplace, with a view to maximum productivity. Therefore, this objective study identifies the factors that influence the quality of life of professors of the Administration course at Campus IV/UFPB guided by the Walton model (1973). To this end, a quantitative and descriptive research was developed using a deductive method through the use of a questionnaire composed of 4 profile characterization questions and 16 specific questions regarding the model mentioned for a total of 18 respondents. Data were analyzed using descriptive statistics. The results showed a general positive perception of the participating teachers regarding the aspects of salary equity, autonomy and opportunities for professional growth. However, aspects of workplace safety, structural and technological resources, as well as effective communication about standards were highlighted as being necessary to make improvements. Therefore, it is concluded that these results contribute to university management, compensating for the promotion of its well-being policies to obtain greater satisfaction from its professors in relation to the quality of life at work. |
Palavras-chave: | Qualidade de vida no trabalho Docentes Administração |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30616 |
Data do documento: | 2-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MyviaFreitasDaSilva_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 543,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MyviaFreitasDaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 517,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons