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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Samara Maria da-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:23:07Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-07-11T17:23:07Z-
dc.date.issued2024-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30664-
dc.description.abstractShyness is a behavioral characteristic that manifests itself as reluctance or discomfort in social situations, especially when interacting with unknown people or in new environments, and can vary in intensity. Although shyness can bring challenges, it is important to recognize that it is not a definitive characteristic and can be worked on, including in educational environments. Thus, the present work aimed to discuss shyness and its possible repercussions on the teaching-learning process in the school and academic context through an experience report. This is a phenomenological, qualitative research with a descriptive-exploratory nature, which proposes discussion through the presentation of an experience report. To this end, the narrative of the life story of a student in the 8th period of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba/UFPB was used as a methodological instrument. The report revealed aspects involving shyness in classroom contexts that have a direct impact on participation in debates, interest in proposed collective activities, such as presenting seminars; in interpersonal relationships and personal and professional development. The need for discussions about behavioral and emotional aspects that can interfere in the teaching-learning process, such as shyness, is highlighted, giving visibility to these themes in the educational context. Thus, there is a need for studies that encompass this discussion, proposing inclusive pedagogical practices that consider the uniqueness of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-11T17:23:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SMS05062024.pdf: 367136 bytes, checksum: a45bdcf1c47ec0e98fd3d15c33732f5b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTimidezpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.titleTimidez no contexto escolar e acadêmico: rompendo o silêncio a partir de um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Lidianny Braga de-
dc.description.resumoA timidez é uma característica comportamental que se manifesta como uma relutância ou desconforto em situações sociais, especialmente ao interagir com pessoas desconhecidas ou em ambientes novos, podendo variar em intensidade. Embora a timidez possa trazer desafios, é importante reconhecer que não é uma característica definitiva e pode ser trabalhada, inclusive nos ambientes educativos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo discutir sobre a timidez e suas possíveis repercussões no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar e acadêmico através de um relato de experiência. Trata-se de uma pesquisa de base fenomenológica, qualitativa e com caráter descritivo-exploratório, que propõe a discussão através da apresentação de um relato de experiência. Para tanto, utilizou-se como instrumento metodológico a narrativa da história de vida de uma estudante do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Verificou-se no relato aspectos que envolvem a timidez nos contextos de sala de aula que repercutem diretamente na participação dos debates, interesse nas atividades coletivas propostas, como apresentação de seminários; nos relacionamentos interpessoais e no desenvolvimento pessoal e profissional. Aponta-se a necessidade de discussões acerca de aspectos comportamentais e emocionais que podem interferir no processo ensino-aprendizagem, a exemplo da timidez, dando visibilidade a esses temas no contexto educativo. Assim, aponta-se para a necessidade de estudos que abarquem essa discussão, propondo práticas pedagógicas inclusivas que considerem as singularidades dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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