Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30664
Tipo: TCC
Título: Timidez no contexto escolar e acadêmico: rompendo o silêncio a partir de um relato de experiência
Autor(es): Silva, Samara Maria da
Primeiro Orientador: Souza, Lidianny Braga de
Resumo: A timidez é uma característica comportamental que se manifesta como uma relutância ou desconforto em situações sociais, especialmente ao interagir com pessoas desconhecidas ou em ambientes novos, podendo variar em intensidade. Embora a timidez possa trazer desafios, é importante reconhecer que não é uma característica definitiva e pode ser trabalhada, inclusive nos ambientes educativos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo discutir sobre a timidez e suas possíveis repercussões no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar e acadêmico através de um relato de experiência. Trata-se de uma pesquisa de base fenomenológica, qualitativa e com caráter descritivo-exploratório, que propõe a discussão através da apresentação de um relato de experiência. Para tanto, utilizou-se como instrumento metodológico a narrativa da história de vida de uma estudante do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Verificou-se no relato aspectos que envolvem a timidez nos contextos de sala de aula que repercutem diretamente na participação dos debates, interesse nas atividades coletivas propostas, como apresentação de seminários; nos relacionamentos interpessoais e no desenvolvimento pessoal e profissional. Aponta-se a necessidade de discussões acerca de aspectos comportamentais e emocionais que podem interferir no processo ensino-aprendizagem, a exemplo da timidez, dando visibilidade a esses temas no contexto educativo. Assim, aponta-se para a necessidade de estudos que abarquem essa discussão, propondo práticas pedagógicas inclusivas que considerem as singularidades dos estudantes.
Abstract: Shyness is a behavioral characteristic that manifests itself as reluctance or discomfort in social situations, especially when interacting with unknown people or in new environments, and can vary in intensity. Although shyness can bring challenges, it is important to recognize that it is not a definitive characteristic and can be worked on, including in educational environments. Thus, the present work aimed to discuss shyness and its possible repercussions on the teaching-learning process in the school and academic context through an experience report. This is a phenomenological, qualitative research with a descriptive-exploratory nature, which proposes discussion through the presentation of an experience report. To this end, the narrative of the life story of a student in the 8th period of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba/UFPB was used as a methodological instrument. The report revealed aspects involving shyness in classroom contexts that have a direct impact on participation in debates, interest in proposed collective activities, such as presenting seminars; in interpersonal relationships and personal and professional development. The need for discussions about behavioral and emotional aspects that can interfere in the teaching-learning process, such as shyness, is highlighted, giving visibility to these themes in the educational context. Thus, there is a need for studies that encompass this discussion, proposing inclusive pedagogical practices that consider the uniqueness of students.
Palavras-chave: Timidez
Aprendizagem
Relato de experiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30664
Data do documento: 6-Jun-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMS05062024.pdf358,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons