Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30665
Tipo: Dissertação
Título: Os saberes cartográficos no ensino básico: uma análise a partir das escolas municipais da cidade de Crato, Ceará
Autor(es): Albuquerque, Gabriella Saraiva de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Emerson
Resumo: No contexto educacional, o saber cartográfico, assim como os demais saberes, é amplo e bem difundido na sociedade, podendo ser usado em diversas situações do nosso dia a dia. Diante disso, a pesquisa objetivou analisar como os saberes cartográficos são praticados nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais do Crato, Ceará. Os objetivos específicos são: verificar a estruturação da Cartografia nas orientações curriculares oficiais correntes para o Ensino Fundamental; examinar os conteúdos de Cartografia que são ensinados nas aulas de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e, verificar os saberes apreendidos na formação e sua materializaçãona prática docente, que serão trabalhados no decorrer dos capítulos. A metodologia utilizada pautou-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, e se efetivou a partir de uma revisão bibliográfica, com teóricos renomados da Cartografia, Ensino de Geografia, Saberes Docentes e em documentos oficiais que norteiamo currículo de Geografia e a prática docente. Na atividade de campo, foram realizadas entrevistas com docentes atuantes em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais do referido município e aplicação de questionários com os discentes do curso de Licenciatura em Geografia da URCA. Como resultado, apresentamos discussões sobre o saber cartográfico no processo de formação acadêmica do professor de Geografia e como esse saber está sendo materializado na prática dos docentes do Ensino Básico.
Abstract: In the educational context, cartographic knowledge, as well as other knowledge, is broad and well disseminated in society, and can be used in various situations of our daily lives. Therefore, the research aimed to analyze how cartographic knowledge is practiced in the final years of elementary school in municipal schools in Crato, Ceará. The specific objectives are: to verify the structuring of Cartography in the current official curricular guidelines for Elementary School; to examine the contents of Cartography that are taught in Geography classes in the final years of Elementary School and, to verify the knowledge apprehended in the formation and its materialization in the teaching practice, which will be worked on during the chapters. The methodology used was based on qualitative research, and was carried out from a bibliographic review, with renowned theorists of Cartography, Geography Teaching, Teaching Knowledge and official documents that guide the Geography curriculum and teaching practice. In the field activity, interviews were conducted with teachers working in Geography in the final years of elementary school in the municipal schools of that municipality and questionnaires were applied with the students of the Degree in Geography of URCA. As a result, we present discussions about cartographic knowledge in the process of academic training of the Geography teacher and how this knowledge is being materialized in the practice of Basic Education teachers.
Palavras-chave: Geografia - Ensino
Cartografia escolar
Prática docente
Geography teaching
School cartography
Teaching practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30665
Data do documento: 3-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabriellaSaraivaDeAlbuquerque_Dissert.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons