Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30668
Tipo: TCC
Título: A indissociabilidade entre o cuidar, o educar e o ensinar na concepção de professoras da educação infantil em João Pessoa - PB
Autor(es): Silva, Erika Sabrina dos Santos
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Resumo: A relação entre cuidar e educar, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, assim como nas Diretrizes Pedagógicas Municipais de João Pessoa, deve ser incorporada nas práticas educativas para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, de forma a não haver uma dicotomia entre o cuidar e o educar. Contudo, partindo de discussões e experiências vividas pela pesquisadora, durante a sua trajetória acadêmica, em que o ensino aparece como um terceiro elemento da prática educativa, o presente estudo propõe compreender as concepções de professoras de Educação Infantil sobre o ensino presente no binômio “cuidar e educar”. Assim, para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Para participar da pesquisa, foram convidadas de forma voluntária, 4 (quatro) professoras da Educação Infantil de 2 (dois) Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), sendo 2 de cada instituição e que atuam no Agrupamento do Pré II com crianças de 04 à 05 anos e 11 meses. Para a coleta das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas e em seguida transcritas. Os resultados obtidos após as análises apontam que nas concepções das professoras entrevistadas o ensino encontra-se presente em suas práticas pedagógicas, por um lado atravessando o binômio “cuidar e educar”, mesmo que esse fato apareça algumas vezes de maneira implícita; e, por outro lado, há uma negação da indissociabilidade na máxima “cuidar e educar”, posto que o cuidar acaba se sobressaindo na prática pedagógica dessas docentes. Dessa forma, o presente estudo aponta a concepção crítica do ensino, na Educação Infantil, situada na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), tendo em vista o papel da educação na formação humana dos sujeitos e do professor na formação das novas gerações.
Abstract: The relationship between caring and educating, as recommended by the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, as well as in the Municipal Pedagogical Guidelines of João Pessoa, should be incorporated into the educational practices for the integral development of children in Early Childhood Education, so that there is no dichotomy between caring and educating. However, starting from discussions and experiences lived by the researcher, during her academic trajectory, in which teaching appears as a third element of educational practice, the present study proposes to understand the conceptions of Early Childhood Education teachers about the teaching present in the binomial "care and educate". Thus, to achieve this goal, a qualitative research was carried out from the perspective of historical and dialectical materialism. To participate in the research, 4 (four) teachers of Early Childhood Education of 2 (two) Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI) were invited on a voluntary basis, 2 from each institution and who work in the Pre II Group with children from 04 to 05 years and 11 months. For the collection of information, semi-structured interviews were conducted and then transcribed. The results obtained after the analyses indicate that, in the conceptions of the interviewed teachers, teaching is present in their pedagogical practices, on the one hand crossing the binomial "care and educate", even if this fact appears sometimes in an implicit way; and, on the other hand, there is a denial of inseparability in the maxim "care and educate", since care ends up to stand out in the pedagogical practice of these teachers. Thus, the present study points to the critical conception of teaching, in Early Childhood Education, located in the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC), in view of the role of education in the human formation of subjects and the teacher in the formation of new generations.
Palavras-chave: Educação infantil
Cuidar
Educar
Ensinar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30668
Data do documento: 10-Jun-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESSS06062024.pdf591,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons