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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Juan Carlos da-
dc.date.accessioned2024-07-12T12:13:48Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-07-12T12:13:48Z-
dc.date.issued2024-05-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30669-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the significant presence of men in the teaching profession within Early Childhood Education. Its primary goal is to uncover and challenge the gender stereotypes that have historically permeated this educational segment, emphatically highlighting the urgent need for diversity in order to create a truly enriching and inclusive pedagogical environment. The discussions on this topic are supported by the works of authors such as Louro (1997), Carvalho (2011), Scott (1995), and Vianna (2002), who explore gender, masculinities, and Early Childhood Education. For this purpose, a semi-structured questionnaire was administered to 19 families from the Colégio de Aplicação Básica at the Federal University of Paraíba. The research emerged from an experience in Early Childhood Education. The main findings indicate that the majority of the interviewed families view the presence of male educators as a positive factor in solidifying an egalitarian education free from inappropriate social constructs. In light of this, this study not only contributes to a broader and more substantiated understanding of the role of men in Early Childhood Education but also eloquently underscores the vital importance of deconstructing gender stereotypes for the effective advancement of inclusive education and the guarantee of equal opportunities for both men and women, regardless of gender or other social categories, who wish to work in this educational stage. Throughout this text, drawings received during my journey in Early Childhood Education will be highlighted as a way to conclude each chapter.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-12T12:13:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS05062024.pdf: 1164149 bytes, checksum: 0f2dbcf0519586f9413dd3925d1d5ec7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-12T12:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS05062024.pdf: 1164149 bytes, checksum: 0f2dbcf0519586f9413dd3925d1d5ec7 (MD5) Previous issue date: 2024-05-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectDocência masculinapt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.title"Por que esse lugar não me pertence?": a presença do homem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Daniele dos Santos Ferreira-
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a analisar a significativa presença masculina no exercício docente da Educação Infantil. Seu propósito primordial é desvelar e desafiar os estereótipos de gênero que historicamente permeiam este segmento educacional, ressaltando, de forma contundente, a necessidade premente da diversidade para a construção de um ambiente pedagógico verdadeiramente enriquecedor e inclusivo. As discussões em torno do tema estão apoiadas nos autores e autoras: Louro (1997), Carvalho (2011), Scott (1995) e Vianna (2002), que discutem gênero, masculinidades e Educação infantil. Para isso, optou-se como estratégia metodológica a aplicação de questionário semiestruturado, com 19 famílias do Colégio de Aplicação Básica da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa surge a partir de uma experiência na Educação infantil. Como principais resultados, a pesquisa apontou que grande parte das famílias entrevistadas revela enxergar a presença do pedagogo como algo positivo para solidificar uma educação igualitária e livre de construções sociais inadequadas. À vista disso, este estudo não só contribui para uma compreensão mais abrangente e fundamentada do papel do homem na Educação Infantil, mas também destaca de maneira eloquente a importância vital da desconstrução dos estereótipos de gênero para o progresso efetivo da educação inclusiva e da garantia de igualdade de oportunidades para homens e mulheres, independentemente de gênero ou outras categorias sociais, que desejem atuar nesta etapa de ensino. Ao longo do presente texto, desenhos recebidos ao longo da minha trajetória na educação infantil serão destacados como forma de concluir cada capítulo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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