Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30671
Tipo: TCC
Título: O dia do brinquedo na escola de educação infantil: retratos da cultura lúdica infantil na contemporaneidade
Autor(es): Andrade, Quéren-Hapuque dos Santos
Primeiro Orientador: Sousa, Nádia Jane de
Resumo: O presente trabalho visa discutir acerca da cultura lúdica infantil na contemporaneidade, buscando responder a seguinte questão: como as crianças se apropriam da cultura e reconstroem a mesma a partir dos brinquedos que possuem? Para tanto, foram realizadas observações dos brinquedos que as crianças entre 2 a 6 anos, levam para a instituição de Educação Infantil, no dia instituído como “dia do brinquedo”. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivos específicos entender como as relações socias fornecem subsídios para a cultura lúdica na atualidade, bem como compreender como as mídias digitais influenciam a cultura lúdica e os brinquedos infantis, analisar como os brinquedos têm sofrido influências das indústrias de consumo e, por fim, identificar os brinquedos que os meninos e as meninas levam para a escola no dia do brinquedo. O trabalho pautou-se na compreensão de que o brincar é inerente das infâncias e deste modo é por meio dele e do contato com outros sujeitos que as crianças se apropriam da cultura tornando-se protagonistas na sua reconstrução. Também se destacou a importância dos brinquedos e como eles sofreram mudanças ao longo do tempo, devido aos avanços da indústria de consumo e das mídias e de que modo isso é refletido no brinquedo que as crianças brincam e levam para o espaço escolar. Como resultados, verificou-se que os brinquedos trazidos pelas crianças sofrem forte influência midiática e que durante as brincadeiras há divisões entre meninos e meninas.
Abstract: This paper aims to discuss children's play culture in contemporary times, seeking to answer the following question: how do children appropriate culture and reconstruct it using the toys they have? To this end, observations were made of the toys that children aged between 2 and 6 bring to the Early Childhood Education institution on the day known as “Toy Day”. In this sense, the work has the specific objectives of understanding how social relations provide subsidies for play culture today, as well as understanding how digital media influence play culture and children's toys, analyzing how toys have been influenced by consumer industries and, finally, identifying the toys that boys and girls take to school on toy day. The work was based on the understanding that play is inherent to childhood and that it is through play and contact with other subjects that children appropriate culture, becoming protagonists in its reconstruction. We also highlighted the importance of toys and how they have changed over time due to advances in the consumer industry and the media, and how this is reflected in the toys that children play with and take to school. The results showed that the toys brought by the children are strongly influenced by the media and that during play there are divisions between boys and girls.
Palavras-chave: Cultura lúdica
Crianças
Brinquedos
Mídias digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30671
Data do documento: 8-Jun-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QHSA05062024.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons