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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30674
Tipo: TCC
Título: Políticas de acesso e permanência dos estudantes cotistas no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Autor(es): Silva, Lidiane da
Primeiro Orientador: Castelo Branco, Uyguaciara Veloso
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo conhecer as ações afirmativas de acesso e permanência dos estudantes cotistas do Centro de Educação, modalidade presencial, da UFPB - campus I, utilizando como base as teorias e pensamentos de autores que discutem acerca da temática políticas de acesso e permanência para educação superior. Este trabalho é fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, do tipo documental e bibliográfica, a qual propõe investigar o perfil dos estudantes atendidos por ações afirmativas existentes no âmbito do curso de Pedagogia da UFPB. Contudo, para obtenção dos dados, foi necessário realizar uma busca em periódicos nacionais e locais: Repositório Institucional da Universidade Federal da Paraíba - Repositório UFPB, Observatório Acadêmico do/a Estudante (OAE/CE) do Centro de Educação UFPB, SciElo Brasil, para conhecer e compreender as políticas de acesso e permanência para a Educação Superior. A pesquisa apontou que as ações afirmativas são essenciais para manter e promover o acesso e permanência dos estudantes cotistas no seu curso, tendo em vista as problemáticas enfrentadas em suas trajetórias, no campo acadêmico e inúmeros desafios vivenciados perante o processo seletivo. Os resultados também revelam como essas políticas vêm promovendo a inclusão desses sujeitos, diminuindo as segregações, as desigualdades sociais, através de programas de bolsas e auxílios estudantis, conforme as recomendações pelo PNAES, para a permanência dos estudantes.
Abstract: The present course conclusion work aimed to understand the affirmative actions of access and permanence of quota students at the Education Center, face-to-face modality, at UFPB - campus I, using as a basis the theories and thoughts of authors who discuss political issues. of access and permanence to higher education. This work is the result of qualitative-quantitative, documentary and bibliographical research, which proposes to investigate the profile of students supported by affirmative actions within the scope of the Pedagogy course at UFPB. However, to obtain the data, it was necessary to carry out a search in national and local journals: Institutional Repository of the Federal University of Paraíba - UFPB Repository, Student Academic Observatory (OAE/CE) of the UFPB Education Center, SciElo Brasil, to know and understand access and retention policies for Higher Education. The research showed that affirmative actions are essential to maintain and promote the access and permanence of quota students in their course, considering the problems faced in their trajectories, in the academic field and numerous challenges experienced during the selection process. The results also reveal how these policies have been promoting the inclusion of these subjects, reducing segregation and social inequalities, through scholarship and student aid programs, as recommended by PNAES, for students to remain.
Palavras-chave: Acesso - estudantes cotistas
Permanência - estudantes cotistas
Ações afirmativas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30674
Data do documento: Jun-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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