Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3067
Tipo: TCC
Título: Recursos argumentativos: uma análise linguística dos textos argumentativos do livro New Framework
Autor(es): Campos, Aldymary de Lima
Primeiro Orientador: Souza, Anderson Alves de
Resumo: Atualmente os textos argumentativos têm uma grande importância na formação acadêmica do aluno, pois este tipo textual ensina o aluno na prática de convencer, persuadir e escolher evidências apropriadas para tornar o texto mais interessante e convincente para o leitor. Tendo isso em mente, este trabalho analisa dois livros didáticos da serie New Framework de diferentes níveis utilizados no curso de graduação de letras inglês na UFPB, o New Framework 2A Pre-Intermediate e New Framework 5A Advanced. Foi verificado detalhadamente os usos e os tipos de evidências argumentativas nos textos argumentativos presentes nos livros analisados e também a relação que isso tem com os níveis linguísticos dos livros escolhidos. Através da análise, pôde-se perceber que no livro de nível avançado foram encontrados mais ocorrências de evidências do tipo exemplos descritivos e dados estatísticos de forma a tornar os textos mais objetivos, enquanto que no livro do nível pré-intermediário foram encontradas mais evidências do tipo exemplos descritivos e relato pessoal, o que torna os textos mais próximos da subjetividade interpessoal, pela analise também foi possível perceber que as evidencias argumentativas são diretamente relacionadas ao nível de proficiência do livro didático. A compreensão dos usos dos diferentes tipos de evidência no texto argumentativo pode ser uma ótima ferramenta para o melhor aprendizado da língua inglesa.
Abstract: Nowadays argumentative texts are of a great importance in student’s academic formation, because textual type teaches to student in practice how to convince, to persuade and how to choose appropriate evidence to make the text more interesting and compelling to the reader. Keeping this in mind, this paper analyzes two didactic books of the New Framework series of different levels used in undergraduate course Letras Inglês at UFPB, the New Framework 2A Pre-Intermediate and Advanced New Framework 5A. It was verified in detail the uses and the types of argumentative evidence presented in argumentative texts in the analyzed books, and also it was the link that it has with the linguistic levels in the chosen books. Through this analysis, it could be noticed that in the book of advanced level were found more instances of evidence of descriptive examples type and statistical data type in order to make the texts more objective, while in the book of pre-intermediate level were found more evidence of descriptive examples type and report type, which makes the texts closer to the interpersonal subjectivity. In this analysis was also possible to see that the argumentative evidences are directly related to the level of the proficiency of the didactic book. The understanding of the uses of different types of evidence in argumentative text can be a great tool for better English language learning.
Palavras-chave: New Framework
Evidências
Texto argumentativo
Língua Inglesa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3067
Data do documento: 27-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALC27082013.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons