Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30689
Tipo: TCC
Título: A percepção de docentes sobre a relação da música com a aprendizagem
Autor(es): Ferreira, Wenmylly da Silva
Primeiro Orientador: França, Marlene Helena de Oliveira
Resumo: A música faz parte da vida de todo ser humano, desde pequenos até a velhice, estando presente em festas, academias, funerais, aplicativos de redes sociais, entre tantos outros lugares e espaços. Ela permite que o nosso corpo libere hormônios e busque em nossa memória as letras, proporcionando momentos de nostalgia. Ao surgir o questionamento sobre o processo de ensino-aprendizagem e dos recursos didáticos, o trabalho apresentado tem o intuito de analisar a percepção de docentes sobre a relação da música com a matemática. A presente pesquisa objetivou, portanto, apresentar os possíveis benefícios da música em nosso corpo, no ambiente escolar e qual a percepção dos professores na relação existente entre a música e a disciplina de matemática. A técnica utilizada para a coleta e produção dos dados, foi um questionário semiestruturado aplicado junto a 6 (seis) professoras do ensino fundamental, três delas formadas em Pedagogia e as outras três em Matemática, que trabalham na E.M.E.F. Odilon Ribeiro Coutinho, em Tibiri, na cidade de Santa Rita. Esta aplicação teve como interesse levantar dados para compreender melhor sobre os métodos utilizados pelas mesmas, quais recursos didáticos são usados, se já utilizaram a música como mecanismo e quais resultados desta utilização. Os resultados apresentados indicam que existem professores que buscam alternar seus recursos didáticos e utilizam a música para melhor compreensão dos alunos na disciplina de matemática, apresentando resultados positivos, outros, porém, mantém a utilização apenas de jogos e brincadeiras, aplicando música apenas na disciplina de português.
Abstract: Music is part of the life of every human being, from children to old age, being present at parties, gyms, funerals, social media applications, among many other places and spaces. It allows our body to release hormones and search for lyrics in our memory, providing moments of nostalgia. When the question arises about the teachinglearning process and teaching resources, the work presented aims to analyze the perception of teachers about the relationship between music and mathematics. The present research aimed, therefore, to present the possible benefits of music on our body, in the school environment and what teachers' perception is on the relationship between music and the subject of mathematics. The technique used to collect and produce data was a semi-structured questionnaire applied to 6 (six) elementary school teachers, three of whom graduated in Pedagogy and the other three in Mathematics, who work at E.M.E.F. Odilon Ribeiro Coutinho, in Tibiri, in the city of Santa Rita. This application was interested in collecting data to better understand the methods used by them, which teaching resources are used, whether they have already used music as a mechanism and the results of this use. The results presented indicate that there are teachers who seek to alternate their teaching resources and use music to better understand students in the subject of mathematics, presenting positive results, others, however, maintain the use only of games and games, applying music only in the subject of mathematics, presenting positive results, others, however, maintain the use only of games and games, applying music only in the Portuguese subject.
Palavras-chave: Música
processo de ensino-aprendizagem
Recursos didáticos
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30689
Data do documento: 7-Mai-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSF06062024.pdf797,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons