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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30690| Tipo: | TCC |
| Título: | Pandemia da Covid-19 (2020-2022): o dizer dos docentes sobre suas ações pedagógicas no curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal da Paraíba |
| Autor(es): | Silva, Andrei Rufino da |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Alexandre Macedo |
| Resumo: | A Pandemia da COVID-19 surgiu no final de 2019 e rapidamente tomou proporções alarmantes, transformando-se em uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Nesse cenário, as aulas presenciais da educação básica, ensino técnico e ensino superior foram suspensas. Diante da incerteza quanto à duração da pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior começaram a organizar o retorno das atividades de ensino. O novo momento que se apresentou exigia das Instituições de Ensino Superior e dos/as professores/as a adaptação pedagógica e didática para atender às demandas do ensino remoto. Portanto, este estudo traz uma descrição dos acontecimentos referentes à COVID-19 no mundo, no Brasil e no Estado da Paraíba, assim como a descrição dos impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a educação no Brasil e na Paraíba, com enfoque nos principais desafios enfrentados pelos professores/as do curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Este trabalho tem por objeto de estudo o dizer sobre as ações pedagógicas dos docentes no curso de Pedagogia presencial da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, no período da pandemia da COVID-19 (2020–2022). A pesquisa tem como objetivo geral analisar as experiências dos docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba entre os anos de 2020 e 2022. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa exploratória. Além da pesquisa em artigos, livros e leis, foram realizadas entrevistas com professores/as do curso de Pedagogia acerca de sua vivência atuando como pedagogos/as durante a pandemia da COVID-19. Os resultados das entrevistas apontam que apesar dos esforços dos professores participantes, o período de adaptação foi demasiadamente desafiador devido à mudança repentina do formato das aulas, dificuldades envolvendo as tecnologias disponíveis, o sentimento de distanciamento entre professores/as e alunos/as e a dificuldade de engajamento dos/das alunos/as. Conclui-se que os/as professores/as do curso de Pedagogia da UFPB não estavam preparados/as pedagogicamente e didaticamente para o ensino remoto. Faltou aos/às professores/as a formação voltada para a cultura digital e tempo para compreender o processo histórico em que estavam inseridos, contudo a pandemia da COVID-19 e o ensino remoto propiciaram oportunidades de inovação e aprendizados para estes/estas professores/as, tais como o olhar específico e humanizado para as dificuldades dos/das alunos/as, assumindo o compromisso de auxiliá-los a enfrentar o intenso cenário da pandemia. |
| Abstract: | The COVID-19 Pandemic emerged in late 2019 and quickly took alarming proportions, becoming a Public Health Emergency of International Concern. In this scenario, in-person classes in basic, technical education and higher education were suspended. Faced with uncertainty about the duration of the COVID-19 pandemic, Higher Education Institutions began to organize the return of teaching activities. The new moment that presented itself required Higher Education Institutions and teachers to adapt pedagogically and didactically to meet the demands of remote learning. Therefore, this study provides a description of the events related to COVID-19 worldwide, in Brazil, and in the State of Paraíba, as well as a description of the impacts of the new coronavirus pandemic on education in Brazil and Paraíba, focusing on the main challenges faced by teachers of the in-person Pedagogy course at the Federal University of Paraíba, Campus I. This paper focuses on the teachers’ discourse about their pedagogical actions in thePedagogy course at the Federal University of Paraíba, Campus I, during the COVID-19 pandemic (2020–2022). The research aims to analyze the experiences of teachers in the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba between 2020 and 2022 during the pandemic. Methodologically, this is a qualitative and bibliographic research approach. In terms of objectives, it is an exploratory research. In addition to research in articles, books, and laws, interviews were conducted with Pedagogy course teachers about their experience working as educators during the COVID-19 pandemic. The interview results indicate that despite the efforts of the participating teachers, the adaptation period was extremely challenging due to the sudden change in the format of classes, difficulties involving available technologies, the feeling of distance between teachers and students, and the difficulty of engaging students in classes. It is concluded that the teachers of the Pedagogy course at UFPB were not pedagogically and didactically prepared for remote learning. Teachers lacked training focused on digital culture and time to understand the historical process in which they were involved; however, the COVID-19 pandemic and remote learning provided opportunities for innovation and learning for these teachers, such as a specific and humanized approach to students' difficulties, committing to helping them face the intense pandemic scenario. |
| Palavras-chave: | Pandemia - Covi-19 Ensino remoto Ensino superior |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30690 |
| Data do documento: | 16-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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