Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30696| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do brincar no planejamento da educação infantil |
| Autor(es): | Silva, Jackline José da |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
| Resumo: | A prática do brincar, está associada ao desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências que a criança desenvolve, sendo através da educação infantil um dos meios propícios para a promoção de tais ações, especialmente através do trabalho desenvolvido pelas profissionais que nela atuam. Desse modo, o presente estudo pretende analisar como o brincar se insere no Planejamento Pedagógico, tendo em vista o processo de desenvolvimento e de aprendizagem da criança. Diante do exposto, a presente pesquisa buscou analisar como o brincar está inserido nos planejamentos pedagógicos de duas professoras da Educação Infantil, da rede Municipal de Ensino, da cidade de Vicência-PE. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa, efetuou-se, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os procedimentos técnicos adotados à esta pesquisa, foi um estudo bibliográfico juntamente com a aplicação de questionário, e a análise do planejamento pedagógico de cada docente, verificou-se, que o brincar encontra-se inserido nas práticas pedagógicas e nos planejamentos das docentes participantes, de forma que considera a criança a partir de suas necessidades e dos seus interesses, posto isso, o brincar se insere no planejamento a partir de atividades lúdicas que promovem o brincar, e a partir do envolvimento docente nas brincadeiras através do brincar livre |
| Abstract: | The practice of playing is associated with the development of skills, capabilities and competencies that the child develops, with early childhood education being one of the means conducive to promoting such actions, especially through the work carried out by the professionals who work there. Therefore, the present study intends to analyze how playing is included in Pedagogical Planning, taking into account the child's development and learning process. Given the above, this research sought to analyze how playing is inserted in the pedagogical plans of two Early Childhood Education teachers, from the Municipal Education network, in the city of Vicência-PE. The methodology used to carry out this research was carried out through qualitative, exploratory research. The technical procedures adopted for this research were a bibliographical study together with the application of a questionnaire, and the analysis of the pedagogical planning of each teacher, it is clear that the toy is inserted in the pedagogical practices and plans of the participating teachers, in a way that considers the child based on their needs and interests, therefore, playing is included in the planning based on playful activities that promote playing, and based on teacher involvement in games through free play. |
| Palavras-chave: | Brincar Educação infantil Planejamento pedagógico Currículo Prática pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30696 |
| Data do documento: | 8-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JJS07062024.pdf | 545,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
