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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30698| Tipo: | TCC |
| Título: | Transição educação infantil para o ensino fundamental: entre pontes ou abismos? |
| Autor(es): | Silvestre, Layane Costa |
| Primeiro Orientador: | Rocha, Nathália Fernandes Egito |
| Resumo: | A educação enquanto uma das principais pautas dos debates públicos e sociais, se constitui como necessário campo de estudo, reflexão e lutas, a fim de que seja garantida sua qualidade. Cada fase da trajetória da Educação Básica tem a sua peculiaridade e desafios. A criança desde tenra idade atravessa esse caminho de transformações e desenvolvimentos. Assim, esse estudo tem como objetivo geral, analisar comparativamente as mudanças do arranjo curricular proposto para a Educação Infantil e anos iniciais (I ano) do Ensino Fundamental e como essa transição impacta as práticas pedagógicas, a partir da visão das professoras das respectivas etapas. O estudo proposto possui o tipo de pesquisa de natureza exploratória descritiva. Tratase de uma pesquisa documental, visando apresentar e analisar os documentos oficiais: BNCC e Diretrizes Curriculares Municipais e o Projeto Político Pedagógico da escola, lócus da pesquisa. A pesquisa também se caracteriza como um estudo de caso, realizado em duas turmas de uma escola do município de João Pessoa – PB, no foi feita observações da rotina e aplicações de questionários com docentes das respectivas etapas. O referencial teórico se fundamenta, sobretudo, nos estudos de Ariès (1986), Vigotskii L. S, Romanovich L. A. R. Leontiev, A. N. (2010) para apresentar os conceitos de criança, infância e desenvolvimento, posteriormente para compreender o ciclo de escolarização da criança, fundamentamos com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e refletimos sobre os desafios do processo de transição através dos resultados das pesquisas de Hoffman (2021); Martinati e Rocha (2015) e Medeiros e Biasoli (2020), na sequência observar a construção do currículo de cada etapa e o período de transição, sendo utilizada a BNCC e as Diretrizes Municipais, apresentando ao fim a uma análise direcionada ao estudo de caso. Os resultados do estudo identificam que se faz necessário orientações mais detalhadas para esse processo de mudança, como também uma formação que auxilie as mediadoras na prática, bem como apoiar as crianças diante dessa mudança, não gerando prejuízos ao processo de desenvolvimento e aprendizagem delas. |
| Abstract: | Education, as one of the main topics of public and social debates, constitutes a necessary field of study, reflection and struggles, so that its quality is guaranteed. Each phase of the Basic Education trajectory has its peculiarities and challenges. From a young age, children go through this path of transformation and development. Thus, this study's general objective is to comparatively analyze the changes in the curricular arrangement proposed for Early Childhood Education and the initial years (1st year) of Elementary School and how this transition impacts pedagogical practices, from the perspective of teachers in the respective stages. The proposed study has a descriptive, exploratory type of research. This is a documentary research, aiming to present and analyze the official documents: BNCC and Municipal Curricular Guidelines and the school's Pedagogical Political Project, the locus of the research. The research is also characterized as a case study, carried out in two classes of a school in the city of João Pessoa – PB, in which routine observations were made and questionnaires were applied to teachers at the respective stages. The theoretical framework is based, above all, on the studies of Ariès (1986), Vigotskii L. S, Romanovich L. A. R. Leontiev, A. N. (2010) to present the concepts of child, childhood and development, subsequently to understand the child's schooling cycle , based on the Education Guidelines and Bases Law and reflecting on the challenges of the transition process through the results of research by Hoffman (2021); Martinati and Rocha (2015) and Medeiros and Biasoli (2020), subsequently observing the construction of the curriculum at each stage and the transition period, using the BNCC and the Municipal Guidelines, presenting at the end an analysis directed to the case study . The results of the study identify that more detailed guidance is needed for this process of change, as well as training that helps mediators in practice, as well as supporting children in the face of this change, without causing harm to their development and learning process. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Currículo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30698 |
| Data do documento: | 7-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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