Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30700
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação das dificuldades ou transtornos de aprendizagem no ensino superior: uma experiência no setor pedagógico do NEDESP/CE/UFPB |
Autor(es): | França, Fernanda Luna Freire de |
Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo geral identificar a incidência das Dificuldades de Aprendizagem e/ou dos Transtornos de Aprendizagem em estudantes do Ensino Superior. Por objetivos específicos teve os seguintes: estabelecer as diferenças entre o Transtorno de Aprendizagem e a Dificuldade de Aprendizagem à luz dos referenciais teóricos na área; coletar dados dos registros do Núcleo de Educação Especial referentes aos seguintes períodos letivos 2022.1, 2022.2 e 2023.1 e analisar a incidência de casos de dificuldades e transtornos na amostra analisada. Para tanto, fez uso de uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica para compor o capítulo teórico, seguida de pesquisa do tipo documental com aspectos quali/quantitativos na pesquisa de campo. Como instrumento fez-se uso de uma tabela criada especificamente para esse fim, tendo por base as informações contidos no Parecer Pedagógico, documento que sintetiza o processo avaliativo. Os resultados indicaram que existe uma incidência de 66,67% de casos de dificuldade e de 33,33% de casos de transtornos entre os estudantes universitários da amostra analisada. Tanto num caso quanto noutro, os estudantes revelaram Necessidades Educacionais Específicas que afetaram seus desempenhos em diferentes componentes curriculares e eles atestam que encontraram nas orientações e encaminhamentos feitos pelos/as pedagogos/as um recurso de acessibilidade e de inclusão. |
Abstract: | The general objective of this course conclusion work was to identify the incidence of Learning Disabilities and/or Learning Disorders in Higher Education students. The specific objectives were: to establish the differences between Learning Disorder and Learning Disability in the light of the theoretical frameworks in the area; collect data from Special Education Center records for the following school periods: 2022.1, 2022.2, and 2023.1 and analyze the incidence of disability and disorders cases in the analyzed sample. To this end, it made use of an exploratory and qualitative research, through bibliographic research to compose the theoretical chapter, followed by documentary research with qualitative/quantitative aspects in the field research. As an instrument, a table created specifically for this purpose was used, based on based on the information contained in the Pedagogical Report, a document that summarizes the evaluation process. The results indicated that there is an incidence of 66,67% of disability cases and 33,33% of disorders cases among the university students in the analyzed sample. In both cases, the students revealed necessaire specifically that affected their performance in different curricular components and they attest that they found in the orientations and referrals made by the pedagogue a resource of accessibility and inclusion. |
Palavras-chave: | Pedagogia Dificuldades de aprendizagem Transtornos de aprendizagem NEDESP-UFPB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30700 |
Data do documento: | 8-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLFF10062024.pdf | 550,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons