Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Clara Sena da-
dc.date.accessioned2024-07-16T16:51:31Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-07-16T16:51:31Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30707-
dc.description.abstractMathematics teaching has been abstract, in many contexts, uninteresting and decontextualized, being one of the causes of stigmatization and lag in this area of knowledge. Recognizing the difficulties linked, above all, to the process of teaching and learning the content of Fractions in the Initial Years of Elementary School, this work aims to analyze the teaching of Fractions at this school stage. We carried out qualitative bibliographic and documentary research on articles published in scientific events on Mathematics Education, from 2012 to 2023. Initially, we investigated the curricular guidelines for teaching Fractions in the Early Years. Then, we mapped the articles on this topic in annals, considering the seven works that portray pedagogical interventions. Finally, we analyzed each one based on Bertoni (2008), highlighting strategies and resources. We conclude that the concern for contextualization, the variety of strategies and resources and the coexistence of three didactic models, found in current scientific literature, point to the improvement of teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-16T16:51:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCSS11062024.pdf: 535510 bytes, checksum: ee913cb0fbfcb9bcc7b0e3e88be8dc8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T16:51:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCSS11062024.pdf: 535510 bytes, checksum: ee913cb0fbfcb9bcc7b0e3e88be8dc8a (MD5) Previous issue date: 2024-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de fraçõespt_BR
dc.subjectFundamental anos iniciaispt_BR
dc.titlePesquisas sobre o ensino de frações nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoO ensino de Matemática tem sido abstrato, em muitos contextos, desinteressante e descontextualizado, sendo uma das causas da estigmatização e da defasagem nessa área do conhecimento. Reconhecendo as dificuldades vinculadas, sobretudo, ao processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este trabalho possui o objetivo de analisar o ensino de Frações nessa etapa escolar. Realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental em artigos publicados em eventos científicos sobre Educação Matemática, de 2012 a 2023. Inicialmente, investigamos as orientações curriculares para o ensino de Frações nos Anos Iniciais. Depois, mapeamos os artigos sobre essa temática em anais, considerando os sete trabalhos que retratam intervenções pedagógicas. Analisamos, enfim, cada um baseado em Bertoni (2008), destacando estratégias e recursos. Concluímos que a preocupação em contextualizar, a variedade de estratégias e recursos e a coexistência de três modelos didáticos, encontradas na literatura científica da atualidade, apontam para a melhoria do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCSS11062024.pdf522,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons