Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3071
metadata.dc.type: TCC
Title: Vivenciando a poesia: leitura de poemas no ensino fundamental
metadata.dc.creator: Morais, Daniel Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendonça, Jeová Rocha de
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, objetivamos rever o emprego da literatura infanto-juvenil, ainda como função praticamente utilitário-pedagógica em muitas escolas. Destacamos o lugar do poema infanto-juvenil, que se encontra notadamente neste patamar de utilização, avaliando sua viabilidade no contexto escolar do ensino fundamental brasileiro. Pretende-se rever a utilização mais funcional do que literária de poemas voltados ao leitor infanto-juvenil e seu desprestígio no dia a dia escolar. Neste sentido, elencamos e analisamos poemas de Vinicius de Morais (1991), bem como autores representativos da língua inglesa, propondo uma metodologia de leitura que favoreça a percepção do valor poético deste gênero e sua necessidade como alimento do intelecto. Para tanto, o conceito de Significância proposto por Michael Riffaterre (1978) é apresentado de modo a ilustrar uma abordagem que enfatiza a disposição estética da poesia, em detrimento a uma leitura utilitarista, que ainda persiste em algumas salas de aula no ensino fundamental. Verificamos, desta forma, que tal conceito se constitui como um importante aporte teórico que refutamos apropriado como apoio aos professores na preparação de aulas com poemas destinados não apenas à criança e ao adolescente, mas também ao leitor adulto, propiciando possíveis leituras e interpretações de outros textos poéticos.
Abstract: In this study, we aim at reviewing children’s and juvenile’s literature and their pedagogical/utilitarian use in some schools. In the context of Brazilian Elementary School, we highlight that a similar status is given to children’s poetry, thus questioning its viability in this same school context. We propose a review in the use of poems in the day-by-day school routine, which is, at present, undervalued because of its more functional usage rather than its critical and literary use. In this sense, we list and analyze poems by Vinicius de Moraes (1991), as well as representative authors of the English language, offering a methodology of reading that favors the perception of the poetic value of this genre and its necessity as food for the intellect. Thus, the concept of Significance proposed by Michael Riffaterre (1978) is applied in order to illustrate an approach that highlights the aesthetic nature of poetry, to the disadvantage of a utilitarian reading, which still persists on elementary school classrooms. We conclude, therefore, that such concept is constituted as an important theoretical contribution that we refute as a suitable support for teachers in preparing their lessons with poems aimed not only to children and adolescents, but also to the adult reader, providing possible readings and interpretations of other poetic texts.
Keywords: Riffaterre, Michael – crítica e interpretação
Literatura infanto-juvenil
Poesia infanto-juvenil - leitura - escola fundamental
Metodologia
Humanização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3071
Issue Date: 19-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSM19032014.pdf387,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons