Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30715| Tipo: | TCC |
| Título: | Jogos de alfabetização - o que dizem as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Lucena, Thais Cristina Gomes |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Nadia Jane de |
| Resumo: | A alfabetização refere-se ao processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, à produção e compreensão de textos escritos de diversos gêneros e ao uso social da leitura e da escrita. A partir dessa compreensão, este trabalho teve como objetivo analisar a utilização e os benefícios dos jogos durante o processo de alfabetização das crianças e o papel do professor como mediador da aprendizagem. Para tanto, fizemos uma pesquisa exploratória, que se caracteriza pela aproximação inicial do pesquisador com o tema estudado, sendo aplicado questionários com docentes que lecionam em uma escola pública da rede de ensino de João Pessoa - PB. Para essa pesquisa foram utilizados os conhecimentos teóricos de, entre outros: Magda Soares (2004; 2011); Leão (2015); Tardif e Raymond (2000); Ferreiro (2001); Morais (2012). Com base nas informações contidas neste estudo, e os resultados da pesquisa, consideramos que os jogos de alfabetização são essenciais no processo educativo, pois contribuem para a construção do conhecimento de forma lúdica, ao mesmo tempo que desenvolvem aspectos sociais, cognitivos e motores das crianças. Por seu caráter lúdico e dinâmico, os jogos de alfabetização são considerados importantes ferramentas para a aprendizagem de línguas e aliados essenciais no processo de leitura e escrita. |
| Abstract: | Literacy refers to the process of acquiring the alphabetic writing system, the production and understanding of written texts of different genres and the social use of reading and writing. Based on this understanding, this work aimed to analyze the use and benefits of games during children's literacy process and the role of the teacher as a learning mediator. To this end, we carried out exploratory research, which is characterized by the researcher's initial approach to the topic studied, applying questionnaires to teachers who teach in a public school in the João Pessoa - PB education network. For this research, the theoretical knowledge of, among others: Magda Soares (2004; 2011); Leão (2015); Tardif and Raymond (2000); Ferreiro (2001); Morais (2012). Based on the information contained in this study, and the research results, we consider that literacy games are essential in the educational process, as they contribute to the construction of knowledge in a playful way, while developing social, cognitive and motor aspects of children. Due to their playful and dynamic nature, literacy games are considered important tools for learning languages and essential allies in the reading and writing process. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Jogos de alfabetização Professor - mediador |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30715 |
| Data do documento: | 13-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCGL113062024.pdf | 604 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
