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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Maria Tatiana Lima-
dc.date.accessioned2024-07-17T18:40:19Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-17T18:40:19Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30721-
dc.description.abstractPlaying is a child's right, and nature is a powerful place that provides the teacher an infinite number of elements capable of promoting the development of playful, educational and humanizing experiences. Based on this, this research aims to highlight the importance of playing with – and in – nature in childhood. For this purpose, here we present a bibliographical discussion based on documents such as the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (2010), the Guidance Manual of the Brazilian Society of Paediatrics (2019), and the works of Piorsky (2016), Barros (2018), Horn and Barbosa (2022), and Tiriba (2023). Considering the proposed objective, collaborative action research using a qualitative approach is assumed as a methodological option for this work. Through this research, we identified that the use of natural elements to play with children in daycare centres enables significant results, including the (re)signification of the teacher's perspective on playing in early childhood education; the development of a powerful pedagogical practice; the creation of a pleasant learning atmosphere; and the child's learning and development in its various aspects, such as physical, psychological, intellectual and social. However, we also realize that the mistaken and reductionist view of children and early childhood education by many daycare and preschool professionals deprives young children of the guarantee of their right to a full development. That is why we believe in the importance of initial and continuing teacher training, as access to knowledge is fundamental to develop a free and quality public education offered to children in childhood education institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-17T18:40:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MTLC02072024.pdf: 809423 bytes, checksum: d32a8f1f3a2c3b1710f11f79e4b18c6b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleO brincar e a natureza: vivências na crechept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Efigênia Maria Dias-
dc.description.resumoO brincar é um direito da criança e a natureza um lugar potente que oferece à professora uma infinidade de elementos capazes de promover o desenvolvimento de experiências brincantes, educativas e humanizadoras. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem como objetivo destacar a importância do brincar com a – e na – natureza na infância. Para isto, apresentamos uma discussão bibliográfica fundamentada em documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), o Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2019) e as obras de Piorsky (2016), Barros (2018), Horn e Barbosa (2022) e Tiriba (2023). Levando em consideração o objetivo proposto, a pesquisa-ação colaborativa, com abordagem qualitativa é assumida como opção metodológica deste trabalho. Através da pesquisa identificamos que o uso dos elementos da natureza para o brincar com as crianças na creche possibilita resultados significativos, entre eles: a (re)significação do olhar da professora sobre o brincar na educação infantil; o desenvolvimento de uma prática pedagógica potente; a criação de uma atmosfera prazerosa de aprendizagem; o aprendizado e o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. No entanto, percebemos que a visão equivocada e reducionista de criança e de educação infantil por parte de muitos profissionais de creches e pré-escolas retira das crianças pequenas a garantia do direito do seu pleno desenvolvimento integral. Por isso acreditamos na importância da formação inicial e continuada de professores e professoras, pois o acesso ao conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de uma educação pública, gratuita e de qualidade a ser oferecida às crianças nas instituições de educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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